Começa a SIPAT 2024!

Cerimônia de abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho aconteceu nesta segunda, dia 18/3/24, no consistório.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Santa Casa de Santos começou nesta segunda, dia 18/3, com cerimônia de abertura realizada às 9h, no consistório.

Para compor a mesa de honra, foram convidados: o vice provedor, Carlos Teixeira Filho; o 1º tesoureiro da Mesa Administrativa, Antonio Carvalho; o diretor de apoio, Octavio Tavolaro Filho; o diretor técnico, Dr. Alex Macedo Gonçalves; o diretor comercial, Fábio Isoldi; e o presidente da CIPA, Rodolpho Motta.

O vice provedor, Carlos Teixeira Filho, destacou a importância da CIPA e a realização da SIPAT na instituição, e falou sobre o motivo dos temas escolhidos para as palestras. Ele mencionou sobre o Programa de Inclusão para PcD implantado na Santa Casa, que tem qualificado muitas pessoas para o mercado de trabalho.

A palestra de abertura da SIPAT 2024 foi justamente sobre “PcD e Inclusão”, ministrada pelas professoras do CECAP-DA (Centro de Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região), Márcia Benício e Maria de Fátima. Importante ressaltar que, durante todo o evento, o Intérprete de Libras, Ruann Aparecido Soares, atuou transmitindo a palestra para os deficientes auditivos presentes.

Em seguida, a representante da Science Valley, empresa de Inteligência em Pesquisa Clínica, Danielle Komar, apresentou os estudos que estão em andamento no hospital e falou sobre os benefícios de participar das pesquisas. Danielle destacou que funcionários da Santa Casa podem fazer parte dos estudos, caso se enquadrem nos pré-requisitos das pesquisas. Atualmente, a Science Valley está recrutando candidatos para pesquisas sobre menopausa, asma e varizes. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp https://l1nk.dev/WhatsAppAsma ou https://l1nk.dev/WhatsAppMenopausa

Para encerrar a programação do dia, aconteceu o tradicional sorteio de brindes oferecidos pelas empresas apoiadoras do evento.

A SIPAT 2024 é organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com apoio da Santa Casa de Santos e patrocínio das empresas parceiras: Abrescas, Toca das Flores, Recanto da Beleza, Shopping Roque, Lanchonete Santa Isabel, Trem Brownie, Neguinho do Churros, Julia da Natura, Studio Dom, Dona Rosé Bebidas, Nicole e Paulo Valejo, Loja Play Pause, Empresa Elis e Juvicol.

Esta é a 37ª comissão formada por colaboradores eleitos e indicados da Santa Casa de Santos, e tem como presidente Rodolpho Clarindo; vice-presidente Thaís Silva de Macedo; 1ª secretária Raquel Tavares; e como 2º secretário, David Silva.

PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

Dia 19/03/24 (terça) – MANHÃ

9h – “Importância da comunicação em situação de emergência” – Bombeiro Lucas Nascimento Corsino;

10h – “Saúde mental do trabalhador” – Psicólogos: Rita Russo, Osmar Versuti e Leonardo Rocha – Serviço de Psicologia da Santa Casa.

NOTURNO

19h30 – “Comportamento Organizacional” – Débora Alves – Treinadora comportamental.

Dia 20/03/24 (quarta) – MANHÃ

9h – “Direção Defensiva” – Almir Alonso Gouveia e Almiro Santos de Almeida – Sanmell;

10h – “Corpo e mente em sintonia – o papel da nutrição” – Luciana C. B. de Freitas – Nutricionista

NOTURNO

19h30 – “Importância da Comunicação em situação de emergência” – Bombeiro Leandro da Mota Araújo.

Dia 21/03/24 – MANHÃ

9h – “ Entendendo a importância e o impacto da higienização das mãos, limpeza do ambiente de trabalho e as precauções de isolamento” – Enfº Sérgio Cardoso Félix – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar;

10h – “Assédio moral e outras formas de violência” – Dr. Manoel Ricardo de Andrade Sebastião – Advogado.

NOTURNO

19h30 – “Consciência Corporal” – Priscila de Araújo Pinto – Massoterapeuta.

Dia 22/03/24 – MANHÃ

9h – “Distúrbio da comunicação em ambiente laboral” – Elaine Natacci – Fonoaudióloga;

10h – “Acidente de trabalho e seus impactos” – Flávio Silva Leite – Técnico de Segurança do Trabalho

Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos