Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Coleta de células-tronco traz esperança à família de criança que luta contra a leucemia

Instituto Linor Sassi custeou o procedimento que pode ser uma alternativa terapêutica.

Em tratamento pelo SUS na Santa Casa de Santos há quase 1 ano devido à leucemia, o pequeno Bernardo completou 4 anos neste mês de março, mesmo mês em que a família aumentou. A mãe de Bernardo, Bianca de Araújo da Silva, deu a luz à Milena no dia 14 de março, momento em que também foi possível realizar a coleta de células tronco, por meio de uma parceria com o Instituto Linor Sassi.

Bianca conta que descobriu a doença de Bernardo em abril de 2020. Ele precisou ficar internado por 3 meses na Santa Casa de Santos para tratamento e, apesar de ter sido acolhida e ter recebido toda a assistência, lembra o momento delicado - “Foi uma fase difícil, acabei largando o emprego para cuidar dele”. Um tempo depois, Bianca descobriu que estava grávida. “Foi assim, sem planejar, e de repente vi uma oportunidade para nós. Comecei a fazer pesquisas e pedir orçamentos para coleta de células-tronco”.

A busca por laboratórios especializados ganhou mais força com a ajuda de sua irmã, a Bárbara. “Minha irmã é um verdadeiro anjo da guarda! Foi ela que fez o contato com a Hemocord, que é ligada ao Instituto Linor Sassi. Eles ofereceram todo o suporte que precisávamos, e sem nenhum custo”, se emociona.

O Instituto Linor Sassi é uma ONG que atua em conjunto com a Hemocord, empresa de Biotecnologia voltada para a Terapia Celular e Medicina Regenerativa. Ao conhecer a história desta família, cujo tratamento está sendo feito pelo ambulatório de Oncologia do SUS da Santa Casa de Santos, o Instituto Linor Sassi ofereceu a realização da coleta das células-tronco, bem como o processamento, armazenamento e manutenção do sangue e tecido do cordão umbilical, sem nenhum custo para a família.

A gestação e o parto de Bianca foi feito pela obstetra, Drª. Cristiane Areias, e todo o procedimento foi realizado na Santa Casa de Santos, com apoio da equipe multiprofissional da instituição.


Oncologista Pediátrica da Santa Casa de Santos explica o caso

Segundo a médica, Drª. Letícia Soares, Oncologista Pediátrica que acompanha o caso de Bernardo, ele está reagindo bem ao tratamento, e está em manutenção no momento.

A iniciativa da família em buscar alternativas terapêuticas são válidas, entretanto à época foi esclarecido para a mãe de Bernardo sobre o fato de que, atualmente, em Oncopediatria, os transplantes de cordão têm sido menos realizados, devido aos avanços de outras modalidades de transplantes, que se mostraram mais seguras.

No entanto, se a irmã for compatível com ele, ter as células dela armazenadas, caso aconteça uma recaída, torna-se uma via rápida de possibilidade de tratamento, se houver indicação em algum momento.

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br