Palestra e sorteio de brindes fizeram parte da programação promovida pela Medicina do Trabalho para lembrar da campanha do Novembro Azul.
Para conscientizar os colaboradores da Santa Casa de Santos sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o Setor de Medicina do Trabalho em parceria com o Centro Integrado de Humanização promoveu uma ação no dia 17/11, no consistório do hospital, com palestra, sorteio de brindes e a visita dos cães terapeutas da Guarda Municipal de Santos.
A equipe do Centro Cirúrgico também colaborou com a campanha, produzindo um quadro instagramável para os funcionários engajados tirarem fotos e darem sua contribuição no alerta do Novembro Azul.
O vice provedor Carlos Teixeira Filho abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes que lotaram o consistório.
Em seguida, o Frei Denilson, do Santuário do Valongo, rezou um Pai Nosso com a participação de todos, abençoando o início do evento.
A palestra foi ministrada pelo médico urologista, coordenador do Serviço de Urologia, Dr. Eloi Moccellin, que alertou sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e também sobre os sintomas, diagnóstico, consequências e métodos de tratamento. Dr. Eloi Moccellin aproveitou o momento para falar do Centro Robótico, único da região, e do robô Da Vinci Xi que oferece a tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo.
O evento foi encerrado com o sorteio de brindes oferecidos pelos apoiadores da campanha: Lanchonete Santa Izabel; Shopping Roque; Júlia da Natura; Churros do Neguinho e Recanto da Beleza.
Todos que registraram o nome na lista de presença disponibilizada pela equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa na entrada do consistório puderam participar.
Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo inteiro durante todo o mês de novembro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer é um fator de saúde pública mundial. De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.
A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata. Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata.