Cirurgia robótica na Santa Casa de Santos

Hospital anuncia compra do robô cirurgião "Da Vinci Xi". Primeiro procedimento de robótica da região deve acontecer esse ano.

Para marcar o Dia do Hospital, comemorado 2 de julho, a Santa Casa de Santos anuncia a maior conquista tecnológica para a saúde da região. A Irmandade acaba de assinar contrato para a compra do primeiro robô cirurgião da Baixada Santista, consolidando-se no quesito modernidade. Com tecnologia de última geração, o robô "Da Vinci Xi" deve chegar ao hospital ainda esse ano.

O anúncio desta realização foi feito pelo provedor Ariovaldo Feliciano no dia 29/6/21, em reunião na sala da Mesa Administrativa, que contou com as presenças do presidente do Conselho Geral, Orlando Viscardi; do presidente do Conselho Deliberativo, Écio Lescreck; do Vice Provedor, Cacá Teixeira; do 1º Tesoureiro, Carlos Alves Queiroz; do 2º Tesoureiro, Antonio Carvalho; do 2º Secretário, João Domingos Neto; do Procurador Geral, Raphael Vita Costa; do Superintendente, Augusto Capodicasa; do Diretor Clínico, Dr. Constantino Kader Conde; do Diretor Médico, Dr. Rogério Dedivitis; do Diretor Técnico, Dr. Alex Macedo; do Diretor de Apoio, Octavio Tavolaro; da Diretora Assistencial, Priscilla Sartori; do Médico Urologista, Dr. Eloi Moccelin; do Médico Urologista e Coordenador do Projeto de Robótica, Dr. Matheus Miranda Paiva.

Para assinar o contrato e apresentar o sistema de cirurgia robótica e a tecnologia do robô "Da Vinci Xi", estiveram presentes os representantes da Strattner, empresa que trabalha com as melhores marcas do segmento de tecnologia médico hospitalar: o Gerente de Vendas Nacional Robótica, Marcos Calazans; o Gerente de Vendas, Paulo Benevides; o Gerente de Vendas, Renan Ferreira; e o Executivo de Vendas, Lucas Marane.

O Executivo de Vendas da Strattner, Lucas Marane, apresentou em vídeo sobre a precisão e segurança que são proporcionadas por meio dos procedimentos realizados pelo robô Da Vinci Xi, assim como também a importância dos recursos avançados e a visibilidade de alta definição transmitidos pela câmera que acompanha toda a operação.

Foi explicado também que os médicos cirurgiões e equipes envolvidas receberão treinamento específico de qualificação para operação do robô, garantindo segurança dos profissionais na execução das cirurgias.

Com esta implantação, a Santa Casa de Santos inicia uma nova Era para a saúde da Baixada Santista, devendo se tornar também um Centro de Capacitação para cirurgias robóticas.

“A assinatura para a aquisição do robô nesse dia é um marco histórico para a Santa Casa de Santos, que há 5 anos vem se modernizando. Até o final de 2021 faremos a primeira cirurgia robótica”, destaca o provedor Ariovaldo Feliciano, relembrando seu objetivo quando assumiu a gestão da Santa Casa, em 2016, de torná-la um hospital moderno. “É um marco para a Nova Santa Casa de Santos”, comemora o gestor.

Segundo o Diretor Médico e Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, “pode contar com o robô 'Da Vinci Xi' possibilitará aos cirurgiões a realização de procedimentos complexos utilizando o melhor da tecnologia em benefício dos pacientes. Trata-se de um avanço tecnológico ímpar da Santa Casa de Santos, com repercussão para toda nossa região”.

Para o médico Urologista, Cirurgião Robótico e Coordenador do Projeto de Robótica da instituição, Dr. Matheus Miranda Paiva, “este robô que a Santa Casa acaba de adquirir é o mais moderno do mundo, capaz de realizar cirurgias minimamente invasivas e de grande complexidade. A cirurgia robótica traz protocolos conhecidos internacionalmente, que vão beneficiar tanto nossos pacientes, como o Corpo Clínico. Estamos muito felizes com a implantação deste projeto, que vai revolucionar nossa região, e beneficiar a Baixada Santista.”

Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô 'Da Vinci Xi' possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.