Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Cirurgia robótica na Santa Casa de Santos

Hospital anuncia compra do robô cirurgião "Da Vinci Xi". Primeiro procedimento de robótica da região deve acontecer esse ano.

Para marcar o Dia do Hospital, comemorado 2 de julho, a Santa Casa de Santos anuncia a maior conquista tecnológica para a saúde da região. A Irmandade acaba de assinar contrato para a compra do primeiro robô cirurgião da Baixada Santista, consolidando-se no quesito modernidade. Com tecnologia de última geração, o robô "Da Vinci Xi" deve chegar ao hospital ainda esse ano.

O anúncio desta realização foi feito pelo provedor Ariovaldo Feliciano no dia 29/6/21, em reunião na sala da Mesa Administrativa, que contou com as presenças do presidente do Conselho Geral, Orlando Viscardi; do presidente do Conselho Deliberativo, Écio Lescreck; do Vice Provedor, Cacá Teixeira; do 1º Tesoureiro, Carlos Alves Queiroz; do 2º Tesoureiro, Antonio Carvalho; do 2º Secretário, João Domingos Neto; do Procurador Geral, Raphael Vita Costa; do Superintendente, Augusto Capodicasa; do Diretor Clínico, Dr. Constantino Kader Conde; do Diretor Médico, Dr. Rogério Dedivitis; do Diretor Técnico, Dr. Alex Macedo; do Diretor de Apoio, Octavio Tavolaro; da Diretora Assistencial, Priscilla Sartori; do Médico Urologista, Dr. Eloi Moccelin; do Médico Urologista e Coordenador do Projeto de Robótica, Dr. Matheus Miranda Paiva.

Para assinar o contrato e apresentar o sistema de cirurgia robótica e a tecnologia do robô "Da Vinci Xi", estiveram presentes os representantes da Strattner, empresa que trabalha com as melhores marcas do segmento de tecnologia médico hospitalar: o Gerente de Vendas Nacional Robótica, Marcos Calazans; o Gerente de Vendas, Paulo Benevides; o Gerente de Vendas, Renan Ferreira; e o Executivo de Vendas, Lucas Marane.

O Executivo de Vendas da Strattner, Lucas Marane, apresentou em vídeo sobre a precisão e segurança que são proporcionadas por meio dos procedimentos realizados pelo robô Da Vinci Xi, assim como também a importância dos recursos avançados e a visibilidade de alta definição transmitidos pela câmera que acompanha toda a operação.

Foi explicado também que os médicos cirurgiões e equipes envolvidas receberão treinamento específico de qualificação para operação do robô, garantindo segurança dos profissionais na execução das cirurgias.

Com esta implantação, a Santa Casa de Santos inicia uma nova Era para a saúde da Baixada Santista, devendo se tornar também um Centro de Capacitação para cirurgias robóticas.

“A assinatura para a aquisição do robô nesse dia é um marco histórico para a Santa Casa de Santos, que há 5 anos vem se modernizando. Até o final de 2021 faremos a primeira cirurgia robótica”, destaca o provedor Ariovaldo Feliciano, relembrando seu objetivo quando assumiu a gestão da Santa Casa, em 2016, de torná-la um hospital moderno. “É um marco para a Nova Santa Casa de Santos”, comemora o gestor.

Segundo o Diretor Médico e Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, “pode contar com o robô 'Da Vinci Xi' possibilitará aos cirurgiões a realização de procedimentos complexos utilizando o melhor da tecnologia em benefício dos pacientes. Trata-se de um avanço tecnológico ímpar da Santa Casa de Santos, com repercussão para toda nossa região”.

Para o médico Urologista, Cirurgião Robótico e Coordenador do Projeto de Robótica da instituição, Dr. Matheus Miranda Paiva, “este robô que a Santa Casa acaba de adquirir é o mais moderno do mundo, capaz de realizar cirurgias minimamente invasivas e de grande complexidade. A cirurgia robótica traz protocolos conhecidos internacionalmente, que vão beneficiar tanto nossos pacientes, como o Corpo Clínico. Estamos muito felizes com a implantação deste projeto, que vai revolucionar nossa região, e beneficiar a Baixada Santista.”

Cirurgia Robótica

As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião.

Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.

Da Vinci Xi

Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô 'Da Vinci Xi' possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br