Cirurgia ocular para deslocamento de retina é realizada com o Megatron S4

Equipamento de última geração possibilita o tratamento de descolamento de retina e catarata com anestesia geral.

A primeira cirurgia ocular com o vitreófago - Megatron S4 foi realizada nesta segunda, dia 29/11/21, no Centro Cirúrgico Oftalmológico da Santa Casa de Santos. O procedimento de vitrectomia posterior para descolamento de retina e facoemulsificação (cirurgia de catarata) foi feito pelo médico oftalmologista, Dr. Samuel Brunini Petrarolha.

Devido à complexidade do caso do paciente, o procedimento necessitava de anestesia geral, retaguarda de UTI e ampla assistência, condições que a Santa Casa de Santos oferece com excelência, além de ser o único hospital com equipamentos oftalmológicos de última geração.

O tempo médio de recuperação dos pacientes que passam por procedimentos de vitrectomia é de 6 meses, e a melhora da acuidade visual vai depender da gravidade de cada caso.

Centro Cirúrgico Oftalmológico

No mês de julho a Santa Casa de Santos renovou o Centro Cirúrgico Oftalmológico, e adquiriu os aparelhos mais modernos do segmento, como o Megatron S4, o Microscópio Cirúrgico OMS-800, e o Oftalmoscópio Binocular.

O Megatron S4 dispõe de tecnologia sofisticada e proporciona alta performance, oferecendo máxima segurança na realização do procedimento. O equipamento é utilizado para vitrectomias – cirurgias oculares para o tratamento de descolamento de retina.

Já o Microscópio Cirúrgico OMS-800 possui sistema de alto desempenho, com iluminação coaxial, revestimento anti-mancha e tubo binocular paralelo. Além disso, oferece cabeça óptica com freios eletromagnéticos e zoom contínuo motorizado, com a melhor visão 3D.

O Oftalmoscópio Binocular permite a análise quantitativa e controle de fixação usando rastreamento de retina automatizado com alta resolução e varredura, combinado com um campímetro automático que fornece imagens confocais da retina, bem como medições da sensibilidade do limite retiniano, em condições não-midriáticas.