Ação organizada pela equipe de Oncopediatria contou com apresentação musical, palestras e depoimentos de mães de pacientes.
Visando sensibilizar e alertar os profissionais de saúde que lidam com o atendimento de crianças, a equipe de Oncopediatria da Santa Casa de Santos realizou no dia 27/9 evento de apoio à campanha nacional “Setembro Dourado – mês de conscientização sobre o câncer infantil”.
A ação aconteceu no Consistório da Santa Casa e contou com o apoio do Centro Integrado de Humanização, Núcleo de Ensino e Pesquisa, e parcerias do Laboratório Aché e Projeto Rioclarense Cultural.
O evento foi direcionado aos médicos, residentes, internos e equipes multiprofissionais da instituição. Cerca de 100 profissionais marcaram presença.
A abertura oficial foi feita pela presidente da CCQ, Srª. Eliana Lopes Feliciano, que deu as boas-vindas ao público, seguida pelo Diretor Técnico, Dr. Alex Macedo Gonçalves, que falou sobre a importância de abordar o tema.
O Consultor de Acesso da Achē Laboratórios, Rodrigo Nicolau Valente Batista, parabenizou o hospital pela iniciativa em realizar o evento, falou da parceria da Aché e apresentou o Projeto Rioclarense Cultural. Os músicos do projeto fizeram uma breve apresentação que emocionou os participantes.
A primeira palestra foi ministrada pela Oncopediatra Drª. Fabiola Velarde, que explicou sobre a campanha Setembro Dourado, apresentou dados estatísticos e também destacou que os tipos de canceres mais comuns entre crianças são: as leucemias; os tumores do sistema nervoso central; e os linfomas. A Drª. Fabiola falou sobre as modalidades de tratamento, como a quimioterapia, a cirurgia oncológica e a radioterapia.
Dando sequência ao tema, a Oncopediatra Drª. Ana Glenda Santarosa Vieira apresentou detalhadamente alguns casos, tratando sobre a “timeline dos sinais e sintomas” desde a 1ª queixa até o diagnóstico. A Drª. Ana Glenda destacou que, segundo estudos, o diagnóstico de leucemia leva cerca de um mês. Para outros tumores (sistema nervoso central, sólidos, entre outros), a média é de aproximadamente seis meses. “Na pediatria, tudo é uma urgência. O diagnóstico precoce traz maior chance de cura”, alerta a especialista.
Para encerrar o evento, a Drª. Fabiola apresentou vídeo-depoimentos de algumas mães de pacientes atendidos pelo Serviço de Oncologia da Santa Casa de Santos.
Drª. Fabiola finalizou o evento pedindo especial atenção dos profissionais que atendem crianças, para que acompanhem os casos considerando a possibilidade de câncer infantil.
Setembro Dourado
Setembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, representado pelo símbolo do laço dourado.
O Setembro Dourado é uma campanha que faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), razão pela qual a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) criou a campanha supracitada.
Organização: Serviço de Oncologia Pediátrica, Centro Integrado de Humanização e Núcleo de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Santos.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/