Boletim Covid-19 da Santa Casa de Santos chega ao fim!

Última publicação do informativo diário acontece dia 29/4/22, depois de mais de 2 anos, quando a média de internados por Covid-19 no hospital chega a quase zero.

Desde o dia 18 de março de 2020, a Santa Casa de Santos emite boletins diários sobre os casos de pacientes internados por Covid-19, para que a população possa acompanhar com transparência a situação real do hospital.

A iniciativa da instituição de manter estas publicações diárias aconteceu de forma inédita na Baixada Santista, e logo a seguir outras unidades de saúde também passaram a fazer boletins semelhantes, afinal, além suprir a necessidade de transparência nas informações, tornou-se uma importante ferramenta no combate às “fake news”, que infelizmente tiveram muito destaque na pandemia.

O ano de 2020 foi muito difícil, pois com poucas informações sobre o vírus, e a incerteza das estratégias, a insegurança dominava a mente de todos. Quando enfim os casos foram diminuindo, e a expectativa de uma retomada da rotina próxima do “normal” foi aumentando, novas cepas surgiram, fazendo com que o ano de 2021 fosse de fato o mais desafiador. Com picos que superaram o ano de 2020, os números de casos chegaram ao ápice, sendo registradas as médias de 107 internados/dia no mês de abril, e 112 internados/dia no mês de maio.

Hospitais da região anunciavam lotação, e a Santa Casa de Santos, principal referência e maior estrutura de atendimento da Baixada Santista, continuou de portas abertas, prestando assistência completa a todos os casos.

Com equipe multiprofissional de ponta, e mesmo com muitos funcionários afastados acometidos pela Covid-19, os colaboradores não mediram esforços para oferecer tratamento de qualidade, dando exemplo de união e humanização.

O acompanhamento dos dados do boletim Covid-19 permitiu a análise da curva para entender a fase da pandemia, e foi determinante para as ações planejadas e organizadas com as equipes multidisciplinares, que garantiram o abastecimento de insumos e a rápida estruturação de unidades aparelhadas para assistência completa de todos os pacientes.

Felizmente, a partir de julho de 2021 os números começaram a baixar, e neste mês de abril de 2022 a média de 1,9 internados/dia tem se mantido, fazendo com que a instituição possa enfim abolir o boletim Covid-19.

A decisão está em concordância com o anúncio feito pelo Governo Federal em 17/4, sobre a melhora do cenário epidemiológico no Brasil e o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. A portaria que oficializa a decisão foi assinada em 22/4, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e começa a valer 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Assim, com a marca de quase 4 mil vidas recuperadas, e números que jamais irão representar o significado de cada perda, a Santa Casa de Santos encerra as publicações do informativo diário no dia 29 de abril de 2022.

A instituição destaca que mesmo com os indicadores favoráveis, os cuidados continuam os mesmos, pois o vírus continua circulando, e o hospital segue atento e preparado para oferecer sempre o melhor tratamento com a mais ampla assistência da região.

Todos os Boletins Covid-19 estão disponíveis em https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/boletim-covid19

Acompanhe as notícias das Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais da instituição:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/