Hospital comemora aniversário de fundação em evento no Clube Vasco da Gama, no dia 20/9.
Está marcado para o dia 20/9, às 20h, no Clube Vasco da Gama, o Baile que comemora os 481 anos da Santa Casa de Santos. Este ano, a modernidade da instituição mais antiga do país é mais um dos motivos da celebração, afinal, é uma das conquistas que o provedor Ariovaldo Feliciano prometeu no início de sua gestão.
À frente da Irmandade desde fevereiro de 2016, entregar um hospital moderno à população foi um dos primeiros objetivos traçados por Ariovaldo Feliciano quando aceitou o desafio de liderar a Santa Casa de Santos. Em poucos meses de trabalho, muitas transformações aconteceram e, em pouco tempo, uma Nova Santa Casa tomou forma.
Era o início de uma nova fase do hospital símbolo da saúde da região, que teve seu potencial resgatado pelo provedor, apoiado pelos membros da Mesa Administrativa, Conselhos Geral e Deliberativo, Corpo Clínico, gestores e funcionários, que acreditaram e trabalharam para a recuperação da instituição.
Oito anos se passaram e pode-se afirmar que a modernidade é um dos destaques da Nova Santa Casa, que celebra sua evolução no já tradicional Baile de aniversário, que chega à sua 5ª edição.
Para agitar a noite de festa, a atração musical ficará por conta da Banda Trilha Sonora, que promete embalar os convidados com repertório variado e atender todos os gostos musicais.
O jantar será do Buffet Odilinha, com entradas, prato principal e sobremesa. Também terão diversas opções de coquetéis e bebidas, com e sem álcool.
Os convites são limitados e estão à venda na Secretaria Geral do hospital.
Fundada em 1543, Santa Casa chega aos 481 anos de existência
A instituição mais antiga em funcionamento do país completa 481 anos de sua fundação, celebrando a evolução e todas as transformações que a colocaram na posição de um dos melhores e mais modernos hospitais do Brasil.
Desde que o provedor Ariovaldo Feliciano assumiu a Santa Casa de Santos, foram realizadas muitas implantações de recursos tecnológicos, equipamentos de ponta e mudanças estruturais, que refletiram em melhorias assistenciais e qualidade no atendimento da população.
No que tange à responsabilidade com a saúde pública, no último levantamento dos atendimentos prestados ao SUS, constata-se que em 2023 os números superaram 2022, confirmando a liderança como maior referência em saúde do Litoral Paulista.
Foram mais de 180 mil atendimentos pelo SUS realizados em 2023, entre consultas, procedimentos, exames, internações e cirurgias, para pessoas de diversas cidades da região.
Falando em percentual, 70,8 % destes atendimentos foram para munícipes de Santos, 27,9 % para moradores de outras cidades da Baixada Santista e 1,3% para pessoas de outras regiões (fora da Baixada Santista).
Quanto à estrutura de atendimento, no início do ano foi entregue mais uma ala SUS totalmente reformada, completando o projeto de modernização de quatro unidades dedicadas ao Sistema Único de Saúde, seguindo o mesmo padrão das unidades convênios, com recursos provenientes de emenda parlamentar.
O Serviço do Banco de Sangue também foi reestruturado, passando a funcionar em um novo espaço, muito mais amplo e em local que facilita o atendimento, sem necessidade dos doadores de sangue e público externo entrarem e circularem no hospital. As novas instalações foram inauguradas em julho e abrigam também os serviços assistenciais que foram igualmente remodelados: Agendamento de Exames e Entrega de Resultados; Central de Curativos; Hormonioterapia; Protocolo Geral; e Telefonia.
Em termos de tecnologia, além dos equipamentos de ponta para a realização de diversos procedimentos, a Santa Casa de Santos também se destaca por ser o único hospital da região que conta com um Centro Robótico e experiência de centenas de cirurgias realizadas com o robô Da Vinci, o mais moderno no mundo. A instituição também oferece Cursos de Cirurgia Robótica para formação de novos cirurgiões e promove anualmente o Robotic Experience, evento internacional voltado para cirurgiões, com procedimentos transmitidos ao vivo.
No quesito sustentabilidade, por meio do Programa de Eficiência Energética da CPFL Piratininga e ANEEL, a Santa Casa de Santos foi contemplada por chamada prioritária de projetos e em breve funcionará com energia eficiente e inteligente. Os painéis de energia fotovoltaica já estão instalados e o projeto está em fase de adaptação das redes, o que significa que logo a energia solar será uma realidade no hospital.
Recentemente, o provedor anunciou mais uma novidade tecnológica que beneficiará pacientes oncológicos, que é a instalação do segundo acelerador linear. A nova aquisição terá recursos com IRGT 3D, que ampliam o tratamento para tipos específicos de neoplasias. A compra do equipamento será por meio de verba de emenda parlamentar e a construção do bunker que abrigará o novo acelerador linear será realizada com recursos destinados pela Prefeitura Municipal de Santos.
Para completar a relação de melhorias estruturais e assistenciais, as obras do novo Centro de Hemodiálise estão na fase final e muito em breve os pacientes que precisam do tratamento terão um novo espaço, amplo e acolhedor, que deve figurar como um dos maiores e melhores do estado.
Patrocinadores e empresas apoiadoras
O Baile de 481 anos da Santa Casa de Santos é uma realização da instituição com o patrocínio e apoio das empresas parceiras.