Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Autismo é tema de Simpósio na Santa Casa de Santos

Evento abordou a importância da conscientização e conhecimento dos direitos das pessoas com espectro autista.

Lembrando o mês de conscientização sobre o autismo – Abril Azul, a Santa Casa de Santos promoveu evento no dia 13/4/23, das 15h às 16h30, no consistório, com o objetivo de compartilhar conhecimento, como também falar sobre as necessidades e os direitos das pessoas com espectro autista.

A programação contou com palestra da Promotora de Justiça, Sandra Lúcia Garcia Massud, que falou dos aspectos legais e humanos da pessoa com autismo; 

Em seguida, teve o depoimento do pai de autista, Cahue Alonso Talarico, contando sua vivência. 

O evento foi restrito ao público interno e convidados, que realizam inscrições previamente. Cerca de 150 pessoas participaram.

Marcara presença e compuseram a Mesa de Honra: a presidente da CCQ, Eliana Lopes Feliciano; o gerente jurídico, Dr. Aldo Santos Pinto; o médico coordenador de Ensino, Dr. Maurício Sgarbi; e a supervisora do Centro Integrado de Humanização, Cláudia Jacob. 

O Simpósio de Autismo foi uma realização da Santa Casa de Santos, com organização da coordenadoria de Ensino e Centro Integrado de Humanização.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia: 13/04/2023 

Das 15h às 16h30

Aspectos Legais e Humanos da pessoa com autismo – Promotora de Justiça Sandra Lucia Garcia Massud;

Depoimento de vivência de Pai de Autista em uma internação - Dr. Cahue Alonso Talarico.  

 

Sobre os palestrantes

Sandra Lúcia Garcia Massud é Promotora de Justiça da Infância e Juventude da Capital, mestre e doutoranda em Direito Constitucional pela Puc/SP, Especialista em Tutela Jurisdicional de Direitos Fundamentais pela Universidade de Pisa/It, Coordenadora da Equipe Multiprofissional e do Subcomitê de Inclusão do MPSP, membra da AMPID. Autora do livro “O Transtorno do Espectro do Autismo e o Direito à Educação Inclusiva”, Ed .Lumen Juris.

Cahue Alonso Talarico é Doutorando em Direito Civil pela PUC/SP, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Pós-graduado, lato sensu, com docência. Graduado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2002), Professor, Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD. Diretor Jurídico da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas, Advogado, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Santos. Membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/ SP e Membro Consultor da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB.

Pai do João Pedro e da Mariah

 

Abril Azul – Mês de Conscientização do Autismo

O mês de abril foi escolhido para o tema devido a uma definição da ONU (2008), e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, estabelecendo o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A cor azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. No caso do espectro autista, o azul auxilia em situações que a criança apresenta uma sobrecarga sensorial; algo que precisa ser lidado com sabedoria para o bem-estar da criança. 

 

 

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasasantos.org.br

Instagram: @santacasadesantos

Facebook: https://www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/

Youtube: https://www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543

 

 

 

 

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br