Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Artro-Ressonância Magnética na Santa Casa de Santos

Hospital começa a realizar exame que identifica lesões intra-articulares.

Utilizado para diagnosticar traumas específicos das articulações, a artro-ressonância magnética pode ser feita na Santa Casa de Santos, com toda a retaguarda assistencial e multiprofissional que só um grande hospital tem. O procedimento identifica lesões intra-articulares com precisão, como por exemplo as lesões de ombros, quadris e joelhos.

Para a realização do exame, no primeiro momento é feita a aplicação do contraste diretamente na articulação, guiada por tomografia computadorizada.

O cuidado na precisão da aplicação deste contraste é muito importante, e por esse motivo utiliza-se a tomografia, que mostra com clareza a área alvo da articulação, evitando o risco de “borrões” que podem prejudicar o resultado.

Em seguida à aplicação, o paciente é levado para a ressonância magnética, onde são obtidas imagens mais detalhadas da área contrastada, finalizando o procedimento.

Segundo o médico radiologista, Dr. Edgard Brasil Solorzano, a artro-ressonância é utilizada quando o paciente apresenta uma alteração clínica sem achados significativos ou compatíveis com o exame de ressonância convencional, porém, ainda assim sugestiva de alteração intra-articular. “A artro-ressonância magnética permite uma avaliação mais detalhada da articulação, uma vez que é infundida solução de contraste dentro da articulação a ser avaliada. Este contraste distende a cápsula articular e se insinua nas possíveis lesões, e, por ter alto sinal nas sequências específicas, permite a visibilidade de alterações não visíveis ao exame convencional”, explica o médico especialista.

  

Serviço de Ressonância Magnética

O Serviço de Ressonância Magnética da Santa Casa de Santos conta com dois equipamentos de ponta, oferecendo maior assistência e qualidade em medicina diagnóstica.

Um dos equipamentos atende pacientes de até 150 kg, e o outro atende pacientes de até 200kg. Diferente da radiografia e da tomografia, o exame não utiliza radiação, e sim um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Esta tecnologia não é prejudicial e permite ao médico analisar precisamente diferentes partes do corpo.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Os exames são realizados em campo fechado. Pessoas com dificuldade de locomoção ou exames com sedação, precisam vir acompanhadas no dia agendado.

Exames realizados (com e sem sedação): Crânio ou encéfalo, Hipófise ou Sela Túrcica, Órbitas, Ouvidos ou Mastoide, Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Seios da Face, Coluna Cervical, Dorsal, Lombar e Sacro-cóccix, Tórax, Colangioressonancia, Uroressonancia, Enteroressonancia, Abdômen, Pelve, Clavícula, Articulação Sacro-ilíaca, Bacia, Quadril, Púbis, Mão, Punho, Antebraço, Cotovelo, Úmero, Ombro, Escápula e Esterno, Tornozelo ou Retro Pé, Perna, Joelho, Coxa, Ante pé, Médio pé, Ressonância Magnética Hemocromatose, Ressonância Magnética de Coração, Ressonância Magnética de Mama, Ressonância Magnética espectro, Ressonância Magnética de fluxo licólico, Ressonância Magnética plexo braquial, Angiorressonância Magnética Crânio, Angiorressonância Magnética carótidas, Angiorressonância Magnética tórax, Angiorressonância Magnética de aorta abdominal, Angiorressonância Magnética membros inferiores, Angiorressonância Magnética de pelve, e Artro-ressonância magnética.


Serviço de Tomografia Computadorizada

O Serviço de Tomografia da Santa Casa de Santos conta com três tomógrafos modernos, e oferece exames diferenciados como a angiotomografia coronária.

Um dos tomógrafos, de 160 canais, tem capacidade para atender pacientes de até 315kg, e pode reconstruir 70 imagens por segundo, garantindo maior precisão de diagnóstico. Os outros 2 tomógrafos, de 16 canais, atendem pacientes de até 190kg. Por mês, são realizados em média 4 mil exames.

O serviço funciona 24 horas para pacientes internados, urgências e emergências. Para exames eletivos, o atendimento ocorre das 7h às 19h.

Tipos de exames realizados (com e sem sedação): Crânio, Hipófise ou sela turcica, Seios da face ou face, Órbita, Mastóide, Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Pescoço, Clávicula, Articulação Esterno-Clavicular, Escápula e Esterno, Tórax, Úmero, Cotovelo, Antebraço, Punho e Mão, Pé, Tornozelo, Perna, Joelho, Coxas, Articulação sacro-ilíaca e quadril, Coluna cervical, dorsal, lombar e sacro-cóccix, Abdomen e pelve, Enterotomografia, Urotomografia, Angiotomografia Abdomen e pelve, Angiotomografia Tórax, Angiotomografia Crânio, Angiotomografia Pescoço, Angiotomografia Membros Inferiores, Radioablação guiada por TC, Angiotomografia Coronária, Escore de Cálcio, Biópsias e Drenagens guiadas por tomografia computadorizada, e artro-tomografia.


Agendamento de Exames

Os agendamentos podem ser feitos presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de Agendamento (atrás do Pronto Socorro Particular), ou pelo whatsapp (13) 99741-0211. A opção de agendamento também está disponível pelo telefone (13) 32020193.

Documentos necessários para agendamento: pedido médico, guia autorizada, documento com foto e carteirinha do convênio.

 

Acompanhe o Boletim Covid-19 e as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasasantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br