Angiotomografia de artérias coronárias na Santa Casa de Santos

Exame realizado no Serviço de Tomografia avalia vasos sanguíneos, anatomia do coração, e situação de enxertos e stents.

Cada dia mais completa, a Santa Casa de Santos implementa a assistência diagnóstica oferecendo mais um exame que agiliza a avaliação médica especializada, por método menos invasivo.

A angiotomografia de artérias coronárias já está sendo realizada no Serviço de Tomografia da irmandade, com todos os recursos que só o maior hospital da região pode oferecer.

O exame identifica doenças ou problemas que afetam o sistema circulatório, e é indicado para avaliação de estenose de artérias e anatomia coronária, e também para avaliação da situação de enxertos e stents, de forma menos invasiva.

A médica cardiologista, Drª. Laura Floriano, especializada em imagem cardíaca, explica a diferença da angiotomografia de artérias coronárias para o cateterismo cardíaco: “O cateterismo possibilita ver o lúmen do vaso, se tem alguma obstrução. Na angiotomografia de artérias coronárias também é possível a mesma visualização, mas de forma não invasiva. Tem alguns casos, que não é possível definir pela tomografia, por limitações do método, como por exemplo um stent muito fininho, ou se o paciente tem arritmia e não consegue fazer a tomografia. As outras situações são quando existem a suspeita de estenose ou obstrução das coronárias, ou casos de infarto agudo do miocárdio, que se deve fazer o cateterismo e possível angioplastia."

Serviço de Tomografia Computadorizada da Santa Casa

O Serviço de Tomografia da Santa Casa de Santos conta com três tomógrafos de ponta, e realiza a média de 4 mil exames mensais. Um dos tomógrafos, de 160 canais, tem capacidade para atender pacientes de até 315kg, e pode reconstruir 70 imagens por segundo, garantindo maior precisão de diagnóstico. Os outros 2 tomógrafos, de 16 canais, atendem pacientes de até 190kg.

Exames realizados (com e sem sedação): Crânio, Hipófise ou sela turcica, Seios da face ou face, Órbita, Mastóide, Articulação Temporo-Mandibular (ATM), Pescoço, Clávicula, Articulação Esterno-Clavicular, Escápula e Esterno, Tórax, Úmero, Cotovelo, Antebraço, Punho e Mão, Pé, Tornozelo, Perna, Joelho, Coxas, Articulação sacro-ilíaca e quadril, Coluna cervical, dorsal, lombar e sacro-cóccix, Abdomen e pelve, Enterotomografia, Urotomografia, Angiotomografia Abdomen e pelve, Angiotomografia Tórax, Angiotomografia Crânio, Angiotomografia Pescoço, Angiotomografia Membros Inferiores, Radioablação guiada por TC, Angiotomografia Coronária, Escore de Cálcio, Biópsias e Drenagens guiadas por tomografia computadorizada.

O Serviço de Tomografia funciona 24 horas para pacientes internados, urgências e emergências. Para exames eletivos, o atendimento ocorre das 7h às 19h.

Os agendamentos podem ser feitos presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no setor de Agendamento (atrás do Pronto Socorro Particular), ou pelo whatsapp (13) 99741-0211. A opção de agendamento também está disponível pelo telefone (13) 32020193.

Documentos necessários para agendamento: pedido médico, guia autorizada, documento com foto e carteirinha do convênio.

Para saber mais sobre os exames e procedimentos realizados pelo hospital, acesse : https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/exames-e-procedimentos