Amarelinhos completam 66 anos de atividades

Missa e homenagens marcam celebração do grupo de voluntários mais antigo da Santa Casa de Santos.

A Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos (AVOSC) comemorou no dia 14/9 o aniversário de 66 anos com missa de Ação de Graças na Capela Santa Isabel.

A missa foi celebrada pelo Padre Denilson, do Santuário do Valongo. O vice provedor Carlos Teixeira Filho, representando o provedor Ariovaldo Feliciano marcou presença e fez a primeira leitura.

Também marcaram presença o diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho, a Chefe do DMG, Inayara Bortolozzo, o grupo de voluntários da CCQ (verdinhos), familiares dos voluntários e colaboradores.

Em uma celebração primorosa, o Padre Denilson destacou a importância da atuação dos “amarelinhos” no amparo aos enfermos e assistência prestada ao hospital de modo geral. “Os amarelinhos são parte da história da Santa Casa”, sintetizou.

Na missa também foi celebrada as bodas de ouro do casal de voluntários, Hedi e Raimundo, com uma cerimônia que emocionou todos os presentes.

Após a cerimônia, a presidente da AVOSC, Srª Nanci Fernandes Loureiro, e a vice-presidente, Srª Aparecida Regina Ramos Santos, entregaram as estrelas de horas trabalhadas e homenagens aos voluntários (lista com os nomes estão abaixo).

Destaque para a voluntária Srª Hedilamar Melo, que recebeu também uma placa de agradecimento pelos 30 anos de trabalho exercido com dedicação e amor ao próximo.

1000 horas trabalhadas

Georgina M. de Andrade;

Julio Vargas de Oliveira;

Roberta Gonçalves Tavares;

Rosângela Diegues Gonzalez;

Valdinei Neves de Andrade.

2000 horas trabalhadas

Elba Rita G. Araújo;

José Roberto Pereira;

Neusa de C. P. de Abreu.

3000 horas trabalhadas

Josefa A. Monteiro;

Ronange Carvalho;

Vera Lúcia B. Monteiro.

4000 horas trabalhadas

Maria Lúcia dos Reis.

5000 horas trabalhadas

Gláucia Bueno Brandão;

Nazira A. dos Santos.

10.000 horas trabalhadas

Maria E. R. Gomes

25 anos de trabalho

Naide Cardoso da Rosa Corrêa

30 anos de trabalho

Hedilamar M. de Melo

A história da AVOSC - Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos

A história do voluntariado na Santa Casa de Santos começa em 1957, com a epidemia de gripe asiática, quando a instituição precisou recrutar pessoas para auxiliar nas tarefas que não precisavam de formação profissional, devido ao grande número de funcionários afastados, acometidos pela doença. Muitas pessoas de boa vontade atenderam ao apelo, mas com o fim da epidemia, esses voluntários se dispersaram.

No entanto, a ideia tomou corpo e um grupo de moças de São Vicente continuou a trabalhar no hospital. Foi então que se formou o primeiro núcleo de um Serviço de Voluntários, inspirado nos moldes dos hospitais americanos e Hospital das Clínicas.

Assim teve início a história da AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos, fundada em 14 de setembro de 1957, da qual as integrantes são conhecidas como “amarelinhas”, devido a cor de seus uniformes, ou “amarelinhos”, pois o quadro também conta com senhores. Atualmente o grupo é formado por 92 voluntários, que acolhem os pacientes mais necessitados do SUS, suprindo suas carências com o fornecimento de enxovais, materiais de higiene, empréstimos de bengalas, muletas, entre outras necessidades.

Atualmente, a presidente da AVOSC é a Srª. Nanci Fernandes Loureiro e a vice-presidente, Srª Aparecida Regina Ramos Santos. A AVOSC é uma grande parceira nos projetos de humanização hospitalar da Santa Casa de Santos.

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos