Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!

Acidentes domésticos e no trabalho são temas do 2º dia da SIPAT 2022

As palestras da Bombeira Civil, Suelen Ribeiro, e do Técnico de Segurança do Trabalho, Flávio Leite, esclareceram muitas dúvidas dos presentes.

O 2º dia de programação da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho conta com palestras nos períodos da manhã e noturno, para promover a participação dos colaboradores de todos os turnos.

A primeira palestra foi ministrada pela Bombeira Civil da Santa Casa, Suelen Ribeiro, que abordou sobre “Acidentes Domésticos”. Dentro deste contexto, Suelen alertou para as situações do cotidiano que merecem mais atenção, e mencionou exemplos como: subir em cadeiras para limpar janelas ou móveis, fogo em panelas, queimaduras e seus vários tipos (térmicas, químicas, por eletricidade) e suas classificações (1º, 2º e 3º graus).

Suelen também deu orientações sobre os primeiros socorros diante destes acidentes, e destacou que, nos casos de queimaduras, deve ser utilizada água corrente (não pode ser gelada, nem com gelo), e nunca utilizar pó de café, nem manteiga, nem qualquer outra substância. Somente o médico pode dizer o que deve ser usado, além da água corrente. Suelen também orientou sobre quais as ações devem ser tomadas na ocorrência de picadas por animais peçonhentos e envenenamentos.

A segunda palestra foi conduzida pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Flávio Leite, que falou sobre “Acidentes de Trabalho e Trajeto”, exemplificando muitos casos com a apresentação de vídeos, para demonstrar as medidas de segurança que não foram tomadas, e resultaram em ocorrências graves.

Sobre o uso de escadas portáteis, Flávio destacou que o último degrau nunca deve ser utilizado, e orientou que o mesmo deve ficar sempre na altura da cintura.

Flávio contou diversos casos reais que aconteceram por falta de atenção na execução da função e por não terem sido seguidas as medidas de segurança.

Para encerrar a palestra, Flávio fez uma homenagem aos profissionais de enfermagem e da limpeza, para que recebessem uma salva de palmas pela atuação na pandemia.

A SIPAT é um evento organizado pela CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com temas que visam a saúde, segurança e bem-estar do colaborador. Ao término das palestras, acontece o sorteio de brindes oferecidos pelas empresas apoiadoras: Crismed, Recanto da Beleza, Floricultura Toca das Flores, Lanchonete Santa Izabel, Shopping Roque, Baluarte Extintores, Empresa New Face, Empresa Server Print, Priscila massoterapeuta e Tecnocard.

Confira as próximas programações:

>13/4 – Quarta-feira – Noite

19h às 20h30 – “Serviço de Controle Hospitalar: O que você não sabia” – Enfermeiro da SCIH – Sérgio Felix Cardoso; 

20h30 às 21h - “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Trajeto” – Técnico em Segurança do Trabalho – Flávio Leite.
 
>14/4 – Quinta-feira – Manhã - Encerramento

9h às 10h30 – “Para não adoecer” – Psicóloga Coordenadora – Rita de Cássia Martins Russo
10h30 às 12h – “Piora na qualidade alimentar durante a pandemia” – Nutricionista – Gyslaine Pequeno Araújo Cadenazzi

“Um trabalho bem executado tem a segurança com resultado”

 

Compartilhe!
Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br