Procedimento hemoterápico é indicado para prevenção da Doença do Enxerto Contra Hospedeiro associada à Transfusão (DECH-AT).
A Santa Casa de Santos começou a realizar a irradiação de hemocomponentes (bolsas de sangue e plaquetas) com o acelerador linear Halcyon, instalado no Complexo de Radioterapia. As bolsas de sangue irradiadas são indicadas para a redução do risco de Doença do Enxerto Contra Hospedeiro associada à Transfusão (DECH-AT).
A DECH-AT é uma condição que ocorre quando as células da medula óssea ou células-tronco do doador atacam o receptor. Em linguagem mais clara, o “enxerto” refere-se ao sangue transfundido e o “hospedeiro” é o paciente que recebeu a transfusão.
O procedimento hemoterápico feito pela instituição acontece de acordo com a Portaria Nº158, de 4 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde.
As bolsas de sangue irradiadas possuem indicação para os seguintes casos: transfusão intrauterina; recém-nascidos de baixo peso e prematuros; portadores de imunodeficiências congênitas graves; pacientes recebendo terapia imunossupressora como pós transplante de medula óssea; transfusão de componentes HLA compatíveis; e quando o receptor for parente em primeiro grau do doador.
A Santa Casa de Santos começou a realizar a irradiação de hemocomponentes no início do mês de dezembro, após a inauguração do maior e mais moderno Complexo de Radioterapia da região.