Ação marca o “Dia do Doador de Sangue”

Doadores ganharam vasinhos com suculentas, cordão de crachá exclusivo e mensagem de gratidão.

A campanha do Dia do Doador de Sangue (14/6) realizada pela Santa Casa de Santos contou com a participação de 162 pessoas, que estiveram nas tendas montadas em frente ao hospital, e receberam atendimento gratuito para aferir a pressão arterial, fazer teste rápido de hemoglobina e tirar todas as dúvidas com relação à doação de sangue.

As pessoas que doaram sangue neste dia ganharam lanche especial, um cordão de crachá alusivo à campanha e um vasinho com suculenta, para marcar a importância deste gesto de amor ao próximo.

As atividades fazem parte da estratégia organizada pelo Serviço de Banco de Sangue da instituição para incentivar e alertar sobre a importância das doações.
O evento contou com o apoio dos alunos da Faculdade de Enfermagem da Unimes.

Doe sangue, doe vida, doe amor. O que se compartilha, se multiplica!

Uma doação ajuda até quatro pessoas

Com uma única doação, é possível ajudar até 4 pessoas, pois o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado - que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

O que muitos não sabem é que o sangue tem validade. O concentrado de hemácias dura em média de 35 a 42 dias, dependendo do anticoagulante utilizado na bolsa, já as plaquetas duram em média 5 dias, devendo ser mantida em agitação contínua, e em temperatura entre 20 e 24 graus positivos.

Campanhas e doadores fidelizados

Muitas vezes a vontade de ajudar faz com que ações sejam promovidas de forma independente, principalmente em redes sociais, com repercussão imediata, e resultando em demanda acima do recomendado pelos bancos de sangue. Quando isto acontece, é comum os serviços receberem mais de 300 doadores em apenas um dia. Como o sangue tem validade, todo o material recebido além do recomendado pode ficar com a validade vencida, e ser desprezado.

Portanto, para que isso não aconteça, é importante que os bancos de sangue possam contar com doadores frequentes durante todo o ano.

No mês de maio, o Banco de Sangue da Santa Casa teve a média de 40 doadores por dia, quando o ideal seriam 80. Com a campanha do Junho Vermelho, a expectativa para o mês é alcançar a média ideal de doadores, mas o mais importante é lembrar que este número precisa ser atingido todos os dias.

A falta de estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, além de prejudicar o tratamento de pacientes com patologias que dependem de transfusão sanguínea.

Principais requisitos para ser um doador de sangue

• Estar em bom estado de saúde;

• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

• Estar alimentado (Aguardar 2 horas após o almoço e 1 hora após o lanche (evitar alimentos gordurosos);

• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

• Menores (16 e 17 anos) podem doar com autorização do responsável legal.

Agendamento de Campanhas para doação de sangue

A Santa Casa de Santos realiza o atendimento a grupos de empresas, escolas, amigos ou comunidade, mas a doação desses candidatos conta com um protocolo diferenciado.

É muito importante que os organizadores dessas ações façam um contato prévio com a instituição através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de funcionamento

Neste período de pandemia, o serviço está funcionando em horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. As doações individuais também podem ser agendadas pelo telefone 32020600 (ramal 1414).

O estacionamento é gratuito pelo período de até 2 horas para os doadores de sangue.

Maiores informações:

Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, 50 – Jabaquara – Santos, telefone 32020600 (ramal 1218).

Todas as informações também estão disponíveis no site https://santacasadesantos.org.br/portal/para-voce/banco-de-sangue

Confira o reels da ação https://www.instagram.com/reel/Cey-VFDJ70A/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasasantos