Campanha realizada nos dias 12, 13 e 14 de março atendeu 803 pessoas gratuitamente.
Nos dias 12, 13 e 14 de março, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Santos em parceria com a Med Álise, realizou campanha de prevenção das doenças renais, com atendimento gratuito da população para aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose e orientações dos profissionais de saúde da instituição.
No 3º dia da ação, foram realizados exames de creatinina nas pessoas que apresentaram fatores de risco. A creatinina elevada pode indicar o mal funcionamento dos rins, portanto, as pessoas que tiveram resultados alterados foram orientadas a procurar um médico Nefrologista.
Somando-se os três dias de campanha, 803 pessoas participaram, 93 exames de creatinina foram realizados e 9 pessoas encaminhadas para acompanhamento com especialista.
Além da aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicose, exames de creatinina e orientações dos especialistas, houve também degustação de suplementos oferecidos pela Nestlé Health Science.
A Campanha de Prevenção das Doenças Renais é alusiva ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 14 de março, e foi organizada pela Med Álise, responsável pela gestão do Serviço de Nefrologia, com o apoio da Santa Casa de Santos e Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Dia Mundial do Rim
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no país a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. https://dmr.sbn.org.br/
O tema da campanha deste ano é “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. Atual e necessário, o tema confirma a busca por uma política de saúde inclusiva, que garanta equidade e permita o acesso ao diagnóstico e tratamento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no país e no mundo, no que tange à assistência à saúde renal, existem regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante.
A doença renal é difícil de prever ou evitar, no entanto é possível reduzir as chances de desenvolvê-la atentando-se para os principais fatores de risco, como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, uso de algumas medicações e outros motivos que pode comprometer a função renal.
Saiu na mídia
A Campanha de Prevenção das Doenças Renais realizada na Santa Casa foi destaque na imprensa local. Confira:
Diário do Litoral
Jornal da Orla
https://jornaldaorla.com.br/noticias/campanha-em-santos-alerta-para-prevencao-das-doencas-renais/
Boqueirão News
https://www.boqnews.com/vida/santa-casa-faz-campanha-de-prevencao-das-doencas-renais/
Acompanhe as notícias do hospital pela Intranet e canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/