Abreviação de jejum de pacientes é tema de treinamento

Profissionais de saúde recebem orientações sobre a importância da indicação de suplemento no atendimento de pacientes pré-operatórios.

A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional da Santa Casa, em parceria com a Fresenius Kabi, promoveu nos dias 21 e 22 de novembro treinamento sobre a importância da indicação de suplemento para abreviação de jejum de pacientes pré e pós-operatórios.

Profissionais da enfermagem, nutrição e médicos marcaram presença na capacitação, que aconteceu em três períodos diferentes, para que o maior número de profissionais pudesse participar.

A representante da Fresenius Kabi, Érika Nascimento, apresentou estudos sobre os benefícios de utilizar o abreviador de jejum, que além de proporcionar um melhor preparo nutricional para o paciente antes da cirurgia, também contribui para a recuperação pós-cirúrgica e reestabelecimento clínico. Importante considerar que a conduta também ajuda a diminuir a ansiedade do paciente com relação ao procedimento cirúrgico.

Érika Nascimento falou do suplemento líquido Fresubin Jucy Drink, da Fresenius Kabi. O produto é padronizado no hospital e possui composição especializada para abreviação do jejum pré-operatório, realimentação precoce de pós-cirúrgico e preparo de exames.

Para finalizar, Érika destacou que a conduta pode ser aplicada para cirurgias de diversas especialidades, atentando-se para o protocolo de exclusão implantado no hospital.

Protocolo de abreviação de jejum

O protocolo completo sobre a prescrição do abreviador de jejum em pacientes pré-operatórios está disponível na Intranet, em Documentos > EMTN > POP 048 – Abreviação de Jejum para pacientes internados.

Importante destacar que o referido Procedimento Operacional Padrão (POP 048) oferece orientações bem detalhadas sobre o assunto, além do seguinte texto de embasamento:

A resposta metabólica ao trauma cirúrgico é potencializada, entre outros fatores, pelo jejum pré-operatório prolongado que acarreta prejuízos ao estado nutricional do paciente ou exacerba a desnutrição preexistente.

Diversos trabalhos que utilizaram o protocolo de abreviação de jejum com carboidratos, exclusivamente, ou com a combinação destes com proteína, demonstram reduções da glicemia, insulinemia e resistência insulínica.

A diminuição da resistência à insulina após o uso de soluções de carboidrato deve-se possivelmente à capacidade da glicose em modular a resposta catabólica e inflamatória inerente ao trauma cirúrgico, melhorando a sensibilidade à insulina.

Ainda nesse contexto, a ingestão de solução de carboidratos isolado ou associado com proteínas, ofertada no período pré-operatório, favorece ainda mais o controle glicêmico pós-prandial evidenciado pela redução da glicose e insulina, acarretando em diversos benefícios, tais como: redução na fase de resposta aguda; melhora das defesas antioxidantes, com aumento dos níveis da glutationa e redução dos níveis de cortisol, hormônio catabólico intrinsecamente relacionado com a resposta ao trauma e que acarreta elevação dos níveis glicêmicos, lipólise e proteólise.

Adicionalmente, houve melhora do balanço nitrogenado, sugerindo a preservação da massa muscular no período pós-operatório. Os benefícios da abreviação do jejum parecem ser mais intensos nos indivíduos submetidos a procedimento cirúrgico de grande porte, uma vez que o quadro de resistência insulínica é proporcional ao trauma cirúrgico. Dessa forma, o controle insulínico e glicêmico contribuiria mais decisivamente na melhora da resposta clínica do paciente.

A broncoaspiração durante a cirurgia é uma preocupação discutida durante anos, sendo o jejum pré-operatório prolongado, habitualmente entre seis e oito horas, uma prática aceita desde a introdução da anestesia, em 1840.

Contudo, esta conduta tem sido questionada, pois parece não haver evidência de que a diminuição do período de jejum, com líquidos em comparação ao regime convencional, determine risco de aumento de aspiração pulmonar ou de morbidade relacionada com este evento.

Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/

Instagram: @santacasadesantos