Abertura da SIPAT debate estresse ocupacional

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Santa Casa de Santos começa com tema atual, abordado pela Enfª. Bianca Gobbo, do Setor de Medicina no Trabalho.

Após dois anos de um árduo trabalho em prol da segurança dos colaboradores durante a pandemia, a Santa Casa de Santos retoma a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

São 3 dias de evento organizado pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com temas que visam a saúde, segurança e bem-estar do colaborador. Ao término das palestras, acontece o tradicional sorteio de brindes oferecidos pelas empresas apoiadoras do evento: Crismed, Recanto da Beleza, Floricultura Toca das Flores, Lanchonete Santa Izabel, Shopping Roque, Baluarte Extintores, Empresa New Face, Empresa Server Print, Priscila massoterapeuta e Tecnocard.

Convidados para compor a mesa para abertura da SIPAT, tomaram lugar: o diretor Médico, Rogério Dedivitis, o diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho, a presidente da C.C.Q., Eliana Lopes Feliciano, a supervisora do R.H., Priscila Marques, a vice-presidente da CIPA, Kelly Cristine, e o presidente da CIPA, Ricardo Guarmani.

O diretor de Apoio, Octavio Tavolaro Filho, destacou a importância da realização do evento e também o papel desempenhado pelo presidente da CIPA, Ricardo Guarmani.

O diretor Médico, Rogério Dedivitis, parabenizou a equipe da CIPA pelo trabalho e organização das palestras, que abordam assuntos de extrema relevância para os colaboradores.

Para abrir a programação, a palestra sobre “Estresse Ocupacional na Saúde do Trabalhador” ministrada pela Enfª. Bianca Gobbo, do Setor de Medicina do Trabalho, alertou sobre os transtornos mentais, que tem atingido índices alarmantes, principalmente de pessoas com crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e síndrome de Burnout. Este último tem afetado principalmente os profissionais da Educação e Saúde, e a maioria das pessoas diagnosticadas com o transtorno são mulheres.

Bianca Gobbo enfatizou também sobre o papel da liderança, no que tange à valorização do funcionário, que nem sempre está ligada à uma promoção, mas sim ao reconhecimento do trabalho, à importância da pessoa para a equipe. “Muitas vezes, a pessoa espera um ‘muito obrigado, seu trabalho foi muito importante para chegarmos a este resultado’ ”, exemplifica a enfermeira.

Voltando aos transtornos mentais, Bianca destacou que a depressão gera o maior índice de afastamentos do trabalho e que cerca de 12 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença, entretanto esse número deve ser muito maior, uma vez que muitos indivíduos não assumem, e não pedem ajuda.

Para finalizar a palestra, foi apresentado o vídeo de Retrospectiva 2021 da instituição, como forma de demonstrar a importância do trabalho de todos os colaboradores, que foram fundamentais para todas as conquistas do hospital.

Antes do início do sorteio dos brindes, o vice provedor Cacá Teixeira pediu a palavra para enfatizar sobre a importância do assunto abordado pela enfermeira Bianca, que é muito atual e, inclusive, no exercício de vereador de Santos, também tem observado o crescimento dos casos na área da Educação. Cacá Teixeira agradeceu a presença de todos e convidou para que participem de toda programação da SIPAT.

Confira a programação dos próximos dias:

>13/4 – Quarta-feira - Manhã
9h às 10h30 – “Acidentes Domésticos” – Bombeira Civil - Suelen Aparecida Tavares Pereira Ribeiro;

10h30 às 12h – “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Trajeto” – Técnico em Segurança do Trabalho – Flávio Leite.

>13/4 – Quarta-feira – Noite
19h às 20h30 – “Serviço de Controle Hospitalar: O que você não sabia” – Enfermeiro da SCIH – Sérgio Felix Cardoso;

20h30 às 21h - “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Trajeto” – Técnico em Segurança do Trabalho – Flávio Leite.

>14/4 – Quinta-feira – Manhã - Encerramento
9h às 10h30 – “Para não adoecer” – Psicóloga Coordenadora – Rita de Cássia Martins Russo;

10h30 às 12h – “Piora na qualidade alimentar durante a pandemia” – Nutricionista – Gyslaine Pequeno Araújo Cadenazzi.

“Um trabalho bem executado tem a segurança com resultado”