O grupo de voluntários “Amarelinhos” é o mais antigo em atividade na instituição
Hoje (13/09) foi celebrado na Capela Santa Isabel, na Santa Casa de Santos, a Missa em Ação de Graças pelos 67 anos de fundação da AVOSC - Associação dos Voluntários da Santa Casa de Santos. Os "Amarelinhos", como são conhecidos dentro do hospital, prestam serviço voluntário à instituição desde 1957. A missa foi celebrada pelo Padre Denilson, capelão da Santa Casa de Santos. O vice provedor Carlos Teixeira Filho, representando o provedor Ariovaldo Feliciano, e o Gerente de Obras e Infraestrutura, Bruno Dantas, marcaram presença.
Padre Denilson destacou a importância da atuação dos “Amarelinhos” no amparo aos enfermos e assistência prestada ao hospital de modo geral. “Os amarelinhos são parte da história da Santa Casa, eles auxiliam nos momentos em que os pacientes e acompanhantes estão em um momento de sofrimento, seja com uma palavra amiga ou um abraço”, ressaltou.
O vice provedor, Carlos Teixeira Filho, frisou a atuação do voluntariado no hospital. "Os ‘Amarelinhos’ são importantíssimos para o bom funcionamento da Santa Casa de Santos, pois além de auxiliar as equipes na rotina, eles também têm o papel fundamental de acolher pessoas, principalmente àquelas que chegam ao nosso hospital em situação de vulnerabilidade social, às vezes, os pacientes não têm uma família para apoiar e vocês fazem esse papel”.
Após a cerimônia, a presidente da AVOSC, Aparecida Regina Ramos Santos, e a voluntária Maria Emília, entregaram as estrelas de horas trabalhadas e homenagens aos voluntários.
1000 horas trabalhadas
Paula Rangel Cassiano
2000 horas trabalhadas
Antonio Fernando Vasques
Julio Vargas
Nilton Carlos M. Fonseca
Manuel Carlos
Maria de Fátima O. Santos
3000 horas trabalhadas
Isabel S. Pagano
5000 horas trabalhadas
Fátima Regina Ferreira
Ao final, a Lanchonete Santa Isabel, disponibilizou o bolo de aniversário e todos cantaram parabéns para a AVOSC.
As voluntárias "Verdinhas" da Comissão de Controle da Qualidade (CCQ) também compareceram na Missa e presentearam as "Amarelinhas" com uma cesta de chocolate.
A história da AVOSC - Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos
A história do voluntariado na Santa Casa de Santos começa em 1957, com a epidemia de gripe asiática, quando a instituição precisou recrutar pessoas para auxiliar nas tarefas que não precisavam de formação profissional, devido ao grande número de funcionários afastados, acometidos pela doença. Muitas pessoas de boa vontade atenderam ao apelo, mas com o fim da epidemia, esses voluntários se dispersaram.
No entanto, a ideia tomou corpo e um grupo de moças de São Vicente continuou a trabalhar no hospital. Foi então que se formou o primeiro núcleo de um Serviço de Voluntários, inspirado nos moldes dos hospitais americanos e Hospital das Clínicas.
Assim teve início a história da AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos, fundada em 14 de setembro de 1957, da qual as integrantes são conhecidas como “amarelinhas”, devido a cor de seus uniformes, ou “amarelinhos”, pois o quadro também conta com senhores. Atualmente o grupo é formado por 92 voluntários, que acolhem os pacientes mais necessitados do SUS, suprindo suas carências com o fornecimento de enxovais, materiais de higiene, empréstimos de bengalas, muletas, entre outras necessidades.
Acompanhe as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Instagram: @santacasadesantos
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/
Youtube: www.youtube.com/c/SantaCasadeSantos1543/