65º aniversário da Avosc - Associação dos Voluntários da Santa Casa

Missa em Ação de Graças aconteceu na manhã desta quinta, 15 de setembro, na Capela Santa Isabel

Hoje, 15 de setembro de 2022, a Avosc (Associação dos Voluntários da Santa Casa), ou voluntários Amarelinhos, como são conhecidos, comemoraram o aniversário de 65º anos de existência e trabalho dentro da Irmandade.

O vice-provedor Carlos Teixeira Filho, participou da Missa em Ação de Graças na Capela Santa Isabel, representando a mesa administrativa e Diretoria do hospital.
A cerimônia contou também com a participação dos familiares dos voluntários, colaboradores e das voluntárias verdinhas da CCQ (Comissão de Controle da Qualidade).

Após a cerimônia, a presidente da Avosc, Srª Nanci Fernandes Loureiro, e a vice-presidente, Srª Aparecida Regina Ramos Santos, entregaram as estrelas de horas trabalhadas e homenagens aos voluntários (Lista com os nomes estão abaixo). Mas uma em especial se destacou. A voluntária Srª Maria de Lourdes Pillar Marques, de 98 anos de idade. O vice-provedor entregou a ela uma placa de agradecimento pelos 52 anos de trabalho exercido com dedicação e amor ao próximo.

1.000 horas trabalhadas

- Nilza Paiva Lucas

50 anos de trabalho
- Maria de Lourdes Pillar Marques

História da Avosc - A história do voluntariado na Santa Casa de Santos começa em 1957, com a epidemia de gripe asiática, quando a instituição precisou recrutar pessoas para auxiliar nas tarefas que não precisavam de formação profissional, devido ao grande número de funcionários afastados, acometidos pela doença. Muitas pessoas de boa vontade atenderam ao apelo, mas com o fim da epidemia, esses voluntários se dispersaram.

No entanto, a ideia tomou corpo e um grupo de moças de São Vicente continuou a trabalhar no hospital. Foi então que se formou o primeiro núcleo de um Serviço de Voluntários, inspirado nos moldes dos hospitais americanos e Hospital das Clínicas.

Assim teve início a história da AVOSC – Associação de Voluntários da Santa Casa de Santos, fundada em 14 de setembro de 1957, da qual as integrantes são conhecidas como “amarelinhas”, devido a cor de seus uniformes, ou “amarelinhos”, pois o quadro também conta com senhores. Atualmente o grupo é formado por 92 voluntários, que acolhem os pacientes mais necessitados do SUS, suprindo suas carências com o fornecimento de enxovais, materiais de higiene, empréstimos de bengalas, muletas, entre outras necessidades.

Atualmente, a presidente da AVOSC é a Srª. Nanci Fernandes Loureiro e a vice-presidente desde julho de 2022 é a Srª. Aparecida Regina Ramos Santos, que assumiu o cargo devido ao falecimento do vice-presidente anterior, Sr. Jairo Francisco de Paula Eduardo Filho. A AVOSC é uma grande parceira nos projetos de humanização hospitalar da Santa Casa de Santos.