500 dias de informação e transparência na luta contra à Covid-19

Santa Casa de Santos chega ao boletim Nº 500, e faz análise do período

Todos os dias, às 18h, a Santa Casa de Santos publica nas redes oficiais o boletim Covid-19, para que a população possa acompanhar com transparência as informações sobre os casos atendidos no hospital. Estas publicações, que acontecem desde 18/03/2020, já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, que acompanham as notícias da instituição. Neste dia 30 de julho de 2021, a Santa Casa chega ao boletim Nº500, e faz uma avaliação do período de combate à Covid-19.

Nenhum número jamais irá representar o significado de cada perda, mas diante de tantas adversidades e desafios, o hospital considera uma vitória ter conseguido preparar a maior estrutura de combate à Covid-19 da Baixada Santista, e enfrentar os momentos mais difíceis da pandemia, oferecendo assistência completa, com equipamentos e profissionais especializados, para todos os casos. Convém lembrar que a Santa Casa é o único hospital da região com retaguarda de diálise, recurso essencial para os pacientes mais graves.

De acordo com os dados que são publicados diariamente, em 2020 o hospital registrou as maiores médias de internados por Covid-19 na instituição nos meses de maio e junho - médias de 99 e 104 internados/dia, respectivamente. Ainda em 2020, no mês de novembro, o hospital emitiu uma nota alertando sobre novo aumento de casos, conforme análise dos números registrados nos boletins diários. Em novembro e dezembro foram registradas, respectivamente, as médias de 61 e 62 internados/dia. Já em 2021, a partir do mês de março os números voltaram a subir, com picos que superaram o ano de 2020, sendo registradas as médias de 107 internados/dia no mês de abril, e 112 internados/dia no mês de maio.

O acompanhamento destes dados foram determinantes para as ações planejadas e organizadas por meio de reuniões diárias com as equipes envolvidas, que garantiram preparo de unidades aparelhadas, insumos, e assistência integral de todos os pacientes. O resultado de toda essa dedicação reflete nas mais de 3 mil vidas recuperadas, que revigoram os esforços dos profissionais de saúde, e comprovam que a Santa Casa de Santos está no caminho certo.

Veja o vídeo do Boletim nº 500 em: https://www.youtube.com/watch?v=_ZY9E8JjhnY

Acompanhe o Boletim Covid-19 e as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:

Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/