365 dias de Boletim Covid-19, e uma luta incansável para salvar vidas

Santa Casa de Santos faz balanço do período de combate ao vírus

Desde o dia 18/03/2020, a Santa Casa de Santos, de forma inédita, emite boletins diários, às 18h, para que a população possa acompanhar a realidade do hospital com transparência. Hoje completam 365 dias que estas informações fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, que acompanham os dados com base nas fontes oficiais.

Sempre acompanhando as evidências e estudos mundiais, a Santa Casa de Santos se preparou para a pandemia muito antes de ter sido registrado o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil. A instituição elaborou um plano de ação, capacitou uma equipe multidisciplinar de cerca de 500 profissionais totalmente dedicados aos casos de coronavírus, e adequou – com recursos próprios - unidades de internação e UTIs com todos os equipamentos necessários para a assistência integral dos casos de Covid-19. O hospital é o único da região com retaguarda de diálise, recurso essencial para os pacientes mais graves.

A Santa Casa de Santos destaca que as maiores médias de internados por Covid-19 na instituição aconteceram nos meses de maio, média de 99 internados/dia, e junho, média de 104 internados/dia. No mês de novembro, o hospital emitiu uma nota alertando sobre novo aumento de casos, conforme análise dos números registrados nos boletins diários. Nos meses de novembro e dezembro de 2020, foram registradas, respectivamente, as médias de 61 e 62 internados/dia. Neste mês de março, novamente os números voltaram a subir, e a instituição preparou mais unidades, também com recursos próprios, para absorver toda a demanda com qualidade e assistência completa.

Neste período marcado por tantos desafios e adversidades, o envolvimento e entrosamento dos profissionais da Santa Casa de Santos certamente foram determinantes para o desenvolvimento de todo este plano de ação, que resultou em mais de 2 mil vidas recuperadas.

A luta contra o vírus continua, e a Santa Casa de Santos e suas equipes de saúde permanecem trabalhando forte para proporcionar dias melhores para a toda a população.

Assista ao vídeo "Juntos Somos Mais Fortes - Santa Casa de Santos é esperança na luta incansável para salvar vidas" em:

Acompanhe o Boletim Covid-19 e as notícias da Santa Casa de Santos pelos canais de comunicação oficiais:
Site: www.santacasadesantos.org.br/portal/
Facebook: www.facebook.com/irmandadesantacasadesantos/