1ª sessão de radioterapia com acelerador linear é realizada!

Programações para tratamento com o novo equipamento traz força e esperança aos pacientes que lutam contra o câncer.

O Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos já está em funcionamento, e nesta quinta, dia 2 de dezembro, aconteceu a primeira sessão de radioterapia com o acelerador linear Halcyon. A paciente que começou o tratamento é a Neusa Nogueira Freitas, que chegou muito animada com o carinho recebido de toda a equipe do serviço.

Segundo seu esposo, o sr. Manoel Freitas, em setembro ela começou a apresentar alguns esquecimentos das atividades cotidianas, que evoluíram no decorrer dos dias, até chegar ao diagnóstico que a levaria à indicação do tratamento de radioterapia. Dona Neusa é a primeira paciente a iniciar as programações com o novo equipamento.

De acordo com o Dr. Paulo Cesar do Nascimento, médico responsável Técnico do Serviço de Radioterapia, que acompanha o caso de dona Neusa, o acelerador linear com tecnologia IMRT, com capacidade para fazer tratamentos em arco (VMAT), tem como principal função conseguir entregar o máximo possível de dose na área a ser tratada, preservando os tecidos normais em volta do tumor.

Este equipamento adquirido pela Santa Casa, em circunstâncias de radioterapia em áreas extremamente delicadas, como tumores cerebrais, faciais, perioculares, tumores infantis, tem capacidade de ofertar a dose de tratamento com a proteção máxima dos tecidos sadios em volta do tumor, fazendo com que a radioterapia seja eficaz com o mínimo de toxicidade possível. “Certamente, a Santa Casa deu mais um passo no sentido de transformar a instituição em um hospital de ponta na região, oferecendo em todas as áreas e, principalmente na área de Oncologia o melhor equipamento possível, atualmente disponível no mercado”, destaca Dr. Nascimento.

Complexo de Radioterapia

A entrega oficial das novas instalações do Complexo de Radioterapia da Santa Casa de Santos aconteceu no dia 26/11. O serviço é o maior da Baixada Santista, com recursos que oferecem o melhor tratamento contra o câncer.

O local conta com mais de 1.500 m2 de área totalmente dedicada ao atendimento de pacientes oncológicos e familiares, com estacionamento e acesso exclusivo pela avenida Francisco Manoel, além de todo o conforto e atenção essenciais para a especialidade.

O espaço foi cuidadosamente decorado, primando pela humanização, com salas acolhedoras, consultórios médicos, sala de observação, serviço de tomografia exclusivo e o principal destaque do complexo – o acelerador linear Halcyon, da Varian Medical Systems, único na região.

O Acelerador Linear Halcyon dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer, e é um dos mais modernos do mercado mundial. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez. Esta precisão é assegurada por um recurso tecnológico chamado RapidArc, atrelado a tecnologia de IGRT, que é a radioterapia guiada por imagem.

O serviço já estava atendendo, para consultas, aos convênios credenciados e procedimentos contratualizados pelo SUS desde o dia 17 de novembro de 2021.

Com o início do funcionamento do novo Complexo de Radioterapia, a Santa Casa de Santos amplia a capacidade de atendimento oncológico da região, proporcionando mais agilidade e eficácia para os pacientes que precisam do tratamento.

Assista o vídeo da primeira sessão de radioterapia no acelerador linear em https://www.youtube.com/watch?v=J3QWTe8WJuY&ab_channel=SantaCasadeSantos