Santa Casa de Santos doa parte do recurso dos aluguéis dos imóveis pertencentes à Irmandade para entidades assistenciais da cidade

Na última terça-feira (29), representantes das entidades Estrela Guia e Casa da Criança estiveram no hospital para formalizar a doação, que é um marco para a história da instituição.

A Santa Casa de Santos deu um grande passo a favor da educação de jovens e crianças que são assistidos por entidades filantrópicas da cidade. Pela primeira vez, na história do hospital, parte dos recursos dos aluguéis dos imóveis pertencentes a Irmandade serão doados. Esta era uma das vontades de João Octavio dos Santos, deixada em testamento, de ajudar crianças e jovens carentes e que está sendo cumprida na gestão do provedor Ariovaldo Feliciano. Este recurso vai beneficiar duas entidades renomadas que cuidam de centenas de vidas, a creche Estrela Guia e a Associação Casa da Criança.

A formalização da doação aconteceu na última terça-feira (29), na Sala da Mesa Administrativa, com a presença do provedor Ariovaldo Feliciano, o vice provedor Cacá Teixeira, o superintendente Augusto Capodicasa, o procurador geral Dr. Raphael Vita, o chefe do Departamento Jurídico, Dr. Aldo Santos Pinto, o Presidente da creche Estrela Guia, Walter Tavares e o presidente do Conselho Direto da Associação Casa da Criança, Dr. Ariovaldo Moacir Neves.

“É um marco para a história da Santa Casa de Santos, que antes pedia ajuda, e agora pode ajudar, como era o desejo do João Octavio dos Santos”, destaca o provedor Ariovaldo Feliciano. O vice provedor, Cacá Teixeira reforça a importância da doação para as entidades da cidade. “São locais que prestam assistência educacional para crianças e jovens de várias idades e que precisam de ajuda para manter a qualidade do atendimento, que é de extrema importância para muitas famílias”. O superintendente, Augusto Capodicasa se emocionou e completou: “É um fato histórico, os recursos do João Octavio dos Santos, que deveriam ter sido sempre destinados a ajudar e promover as crianças e adolescentes em estado vulnerável, nunca foram feitos. E hoje é uma data muito importante, pois a Santa Casa está estendendo a mão para poder ajudar as entidades que sabemos que se dedicam e se esforçam para manter essa assistência”.

Walter Tavares, da creche Estrela Guia também deixou uma mensagem de agradecimento para os presentes. “Essa ajuda é de grande valia para a nossa entidade, vai beneficiar muitos jovens e estamos felizes em poder contar com a Santa Casa de Santos, que faz parte da história da cidade”. O Dr. Ariovaldo Moacir da Assistência Casa da Criança, também deixou um recado à Mesa Administrativa da Irmandade: “Nesta pandemia, nós tivemos que lutar muito para dar continuidade no nosso trabalho e essa doação da Santa Casa de Santos é um presente para todos os jovens e crianças que ajudamos diariamente”.

João Octavio dos Santos – Nascido em 8 de março de 1830, filho da escrava Escolástica Rosa, declarou em testamento que não possuía herdeiros e que, tinha como prioridade, que seu legado pudesse gerar oportunidades aos jovens carentes da cidade, aos menos favorecidos e que pudessem alcançar a dignidade e multiplicar benemerências. João Octavio dos Santos foi provedor da Santa Casa de Santos elegeu a Irmandade, a instituição herdeira de todos os bens.