Resultados de Exames  |    Trabalhe Conosco  |    Webmail      Faça sua Doação!


TRIÊNIO 2022-2025

MESA ADMINISTRATIVA
Ariovaldo Feliciano
Ariovaldo Feliciano
Provedor
Cacá Teixeira
Cacá Teixeira
Vice - Provedor
1° Secretário
Antonio Carvalho
Antonio Carvalho
1° Tesoureiro
Marcelo Muniz Pereira
Marcelo Muniz Pereira
2° Tesoureiro
André Galocha Medeiros
André Galocha Medeiros
Procurador Geral
Clovis Moblize
Clovis Moblize
Mordomo Geral

TRIÊNIO 2022-2025

MESA ADMINISTRATIVA

Provedor - Ariovaldo Feliciano

Vice Provedor – Carlos Teixeira Filho

1° Tesoureiro - Antonio Carvalho

2° Tesoureiro – Marcelo Muniz Pereira

1° Secretário – Carlos Teixeira Filho
Procurador Geral – André Galocha Medeiros
Mordomo Geral - Clóvis Moblize


CONSELHO GERAL
Presidente – Orlando Viscardi Junior

Vice-Presidente – Antônio Carlos de Souza

1° Secretário – Florival Amado Barleta

2º Secretário – Victor Conde do Nascimento

CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente - Écio Lescreck
Vice-Presidente -  Marise Céspedes Tavolaro            
1° Secretário – Marcílio Couceiro Horcel

2° Secretário – José Volpe


DIRETORIA

Diretor de Apoio – Octavio Tavolaro Filho

Diretor Clínico – Constantino Kader Conde

Diretor Comercial – Fábio Isoldi

Diretor Técnico – Alex Gonçalves Macedo 


Gestão Ariovaldo Feliciano


O atual provedor da Santa Casa de Santos, Ariovaldo Feliciano, ao assumir a Instituição em fevereiro de 2016, não prometeu um hospital modelo, mas sim um hospital moderno. Com comprovada competência, em apenas 10 dias, Feliciano conseguiu quitar os salários atrasados dos funcionários. Após importante choque de gestão, todos os contratos foram revistos, e investimentos em tecnologia foram feitos, fazendo com que o hospital retomasse seu potencial competitivo, tornando-o tão bem equipado quanto os principais hospitais do estado de São Paulo. Desde então, muitas foram as conquistas e implantações de equipamentos de ponta, tornando a modernidade uma realidade para a instituição. Mesmo na pandemia, apesar de todos os desafios e adversidades, o hospital entregou obras importantes, como o Serviço de Luto totalmente revitalizado e o maior complexo de Radioterapia da Baixada Santista, com o acelerador linear que oferece o melhor tratamento contra o câncer. Em 15 de janeiro de 2022, o hospital fez história mais uma vez, com a realização da primeira cirurgia robótica da região, tornando-se uma das principais referências em tecnologia cirúrgica avançada do Brasil. Agora, almejar que a Santa Casa de Santos emplaque como hospital modelo para o país torna-se um desejo possível e próximo de ser concretizado.


Desafios e investimentos na estrutura de combate à Covid-19

A Santa Casa de Santos se preparou para o combate à Covid-19 muito antes do registro do primeiro caso confirmado no Brasil, com base nas evidências e estudos mundiais.

Desde 2016, o hospital investe em melhorias dos serviços e fortalecimento do parque tecnológico. A experiência adquirida neste período de pandemia demonstra que os investimentos em serviços de saúde devem ser priorizados, e que foi graças à atenção que a Instituição deu a estes quesitos, que a Santa Casa de Santos está conseguindo enfrentar a pandemia com a estrutura que já existia. 

O hospital adequou, com recursos próprios, duas unidades de internação totalmente equipadas, com mobiliários novos, para atendimentos pelo SUS dos pacientes com Covid-19. Além destes, a instituição preparou mais 100 leitos dedicados aos casos de Covid-19 para convênios.

Certamente, esta foi a maior estrutura para combate à pandemia da Baixada Santista, e uma das maiores do estado de São Paulo.

A Santa Casa de Santos também se preocupa com a divulgação de informações verdadeiras, e para que a população pudesse acompanhar a realidade do hospital com transparência, a Santa Casa publicou boletins diários sobre os casos de Covid-19, DE FORMA INÉDITA, desde o dia 18 de março de 2020 até 29 de abril de 2022. Todos os boletins estão disponíveis em https://santacasadesantos.org.br/portal/comunicacao/boletim-covid19

Poder oferecer toda esta assistência para a população, é uma grande vitória!” (Ariovaldo Feliciano - provedor)

 Símbolo da saúde da região, a Santa Casa de Santos lidera como o maior e mais bem equipado complexo hospitalar da Baixada Santista, unindo história, pioneirismo e modernidade.

Principais feitos realizados na gestão Ariovaldo Feliciano (desde 2016)

  • Implantação e ampliação do Serviço de Ressonância Magnética – Atualmente o serviço conta com 2 equipamentos de ponta, oferecendo maior assistência e qualidade em medicina diagnóstica. Os exames são realizados em campo fechado, e os equipamentos atendem pacientes de até 150kg.

  • Ampliação da Tomografia - o serviço conta com 3 aparelhos modernos, ganhando agilidade e qualidade no atendimento. Um tomógrafo tem capacidade para atender pacientes de até 230kg, e pode reconstruir 70 imagens por segundo, garantindo maior precisão de diagnóstico. Os outros 2 tomógrafos atendem pacientes de até 180kg.


  • Reforma completa da unidade de internação do 6º andar ala A, que passou a contar com 14 apartamentos de alto padrão.


  • Implantação de um Centro de Imagem com capacidade para realizar até 10 mil exames mensais. O serviço dispõe de 3 salas de ultrassonografia, 1 sala de mamografia e 4 salas de ecocardiograma, com equipe médica especializada para assistência diagnóstica de pacientes internados, casos de urgências e emergências, além dos pacientes agendados.


  • UTI Pediátrica– A nova unidade oferece 10 leitos, com 2 acomodações de reserva técnica, sala especial para boletim médico e acolhimento aos familiares com os mais avançados recursos tecnológicos para atendimentos de alta complexidade.


  • Complexo de Urgência e Emergência - Totalmente dedicado ao SUS, com ampla retaguarda para os casos encaminhados pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel, o novo espaço, de 2000 m2, foi inaugurado em março de 2019, e conta com a estrutura de 5 leitos para os casos graves, 8 leitos de urgência e emergência para os casos clínicos, e mais 4 consultórios para traumatologia e ortopedia.


  • Ampliação do 3º andar ala I – Passou a contar com 20 leitos, e aumento de 43% de sua capacidade de atendimento, oferecendo maior assistência especializada para a região.


  • Reforma do 2º andar ala D – Unidade de Internação – Enfermaria de 2 a 4 leitos – dispõe de acomodações climatizadas, com camas elétricas das mais modernas disponíveis no mercado.


  • Ampliação de 10 leitos de UTI adulto - Aumento em 30% da capacidade de atendimento.


  • Remodelação das unidades de internação - muitas melhorias nas unidades de internação foram realizadas, transformando os corredores do hospital em ambientes mais claros, humanos e acolhedores. As acomodações contam com camas elétricas, recursos assistenciais e tecnologia que proporcionam maior conforto durante o período de internação.


  • Novo espaço do ambulatório de Oftalmologia para atendimento dos usuários do SUS, com 6 consultórios, e equipamentos modernos para a realização de consultas, exames e procedimentos.


  • Centro Psiquiátrico, totalmente dedicado aos atendimentos da especialidade, com 7 consultórios, sala de espera acolhedora, e todo o conforto para uma avaliação adequada e humanizada.


  • Retomada do Escolástica Rosa – a devolução das chaves do imóvel aconteceu em agosto de 2019, e em março o hospital iniciou mutirão de limpeza do terreno com equipes formadas por funcionários da Santa Casa. Foram retiradas cerca de 300 caçambas de entulho e vegetação.

  • Novo Centro CirúrgicoLocalizado no 4º andar, o bloco cirúrgico da Santa Casa é o maior e mais bem equipado da região, atendendo pacientes do SUS, convênios e particulares. São 25 salas operatórias, unidade pré-cirúrgica, sala de espera acolhedora, distribuídos em um espaço de 2000m2, para completa assistência em todos os momentos do ato cirúrgico, da admissão à recuperação.

  • Santa Casa recebe o prêmio Top Of Mind de A Tribuna por dois anos consecutivos e emplaca como o hospital mais lembrado da região.


  • Provedor da Santa Casa libera LIQUIDA pagamentos de honorários médicos anteriores à sua gestão – Foram pagos mais de R$ 9 milhões, quitando valores pendentes do período de 2013 a janeiro de 2016.

  • Inauguração de novos espaços para os Prontos Socorros de atendimentos particulares e convênios Adulto e Infantil - Com acesso exclusivo e adequado, as unidades ganharam reestruturação permitindo unir toda a assistência multiprofissional a uma dinâmica de fluxo único, priorizando agilidade e qualidade, amparadas por tecnologia de ponta, que garante a segurança do paciente e as informações do atendimento. A decoração do PS infantil foi escolhida com todo carinho e cuidado, pensando no entretenimento dos pequenos pacientes, e tornando o ambiente bem diferente da ideia que muitas crianças imaginam um hospital.

  • Santa Casa de Santos lidera como melhor hospital da Baixada Santista e um dos melhores hospitais do país por dois anos consecutivos, segundo pesquisa da revista americana Newsweek (março 2021 e março de 2023).

  • Implantação de plataforma digital Up To Date, que oferece suporte para decisões médicas - UpToDate é um recurso digital utilizado em mais de 32 mil instituições do mundo, que contribui para melhorias da qualidade hospitalar, incluindo redução do tempo de internação, menores taxas de complicações e maior segurança do paciente.

  • Modernização e revitalização do Serviço de Luto da Santa Casa de Santos – Com a intenção de suavizar a dor da perda de um ente querido, e facilitar os trâmites necessários na hora da despedida, o hospital preparou um projeto de apoio completo ao luto. Em breve, a instituição contará também com Cerimonial de Cremação.

  • Renovação Tecnológica do Centro Cirúrgico - Dentre os destaques dos equipamentos adquiridos estão os microscópios e estações de anestesia de alta performance, monitores de transmissão neuromuscular, macas de transporte avançado, e arcos cirúrgicos para cirurgia guiada por imagem em alta definição.

  • Troca de máquinas de hemodiálise e aquisição de máquinas de hemodiafiltração (HDF) para a Nefrologia – O serviço é a maior referência em terapia renal substitutiva da região, e atende pessoas do SUS e convênios de todos os municípios da Baixada Santista.

  • Realização do 1º Passeio Ciclístico da Santa Casa em comemoração aos 478 anos do hospital – As inscrições foram gratuitas e o hospital arrecadou uma tonelada de alimentos não perecíveis para doação às instituições de caridade.


  • Inauguração do Complexo de Radioterapia - Inaugurado em 26 de novembro de 2021, o espaço é o maior da Baixada Santista, e conta com o Acelerador Linear Halcyon, que é um dos mais modernos do mundo e dispõe de todas as novas tecnologias para o tratamento contra o câncer. O equipamento oferece extrema precisão, e permite com que o médico aplique a dose de radiação no tumor, sem prejudicar as células saudáveis ao redor, preservando tecidos sadios, e o mais importante, com rapidez. Esta precisão é assegurada por um recurso tecnológico chamado RapidArc, atrelado a tecnologia de IGRT, que é a radioterapia guiada por imagem.


  • Revitalização da fachada do Hospital de Pequeno Porte (HPP) da Prefeitura de Santos.


  • Centro Robótico - A Santa Casa de Santos é o único hospital da Baixada Santista com um Centro Robótico, oferecendo a tecnologia cirúrgica mais avançada do mundo – as cirurgias robóticas com o robô Da Vinci Xi. O primeiro procedimento robótico foi realizado no dia 15 de janeiro, e nos dias 12, 13 e 14 de maio o hospital realizou o 1º Simpósio de Robótica da região, com a participação dos grandes nomes da especialidade e cirurgias ao vivo transmitidas, inclusive, para a Alemanha.


  • Posse da gestão triênio 2022-2025 O provedor Ariovaldo Feliciano e o vice-provedor Carlos Teixeira Filho tomaram posse, em janeiro de 2022, após reeleição e seguem à frente da instituição em novo momento da gestão, desta pelo período de 3 anos.

  • PIP para PcD, Santa Casa de Santos lançou Programa de Inclusão Profissional para preparar e desenvolver pessoas com deficiência (PcD) para o mercado de trabalho e promover o reconhecimento à igualdade. Os participantes do programa foram escolhidos por meio de processo seletivo, e receberam também bolsa auxílio, material didático e certificado de conclusão de curso.

  • O melhor hospital da região - SANTA CASA É O MELHOR HOSPITAL DA REGIÃO, segundo a Newsweek! Pelo 2º ano consecutivo e subindo 11 posições no ranking dos melhores hospitais do Brasil, a Santa Casa de Santos é a única instituição da Baixada Santista a figurar na pesquisa publicada pela revista americana Newsweek, em 2/3/22.

  • Novas instalações do serviço de limpeza - A Santa Casa inaugurou em maio de 2022, as novas instalações para o Serviço de Limpeza, Rouparia e Higienização Hospitalar. Considerado um dos serviços mais importantes da instituição, o espaço foi construído especialmente para proporcionar as melhores condições de trabalho e otimizar a rotina de centenas de colaboradores.

  • Sulamérica na Santa Casa - A Santa Casa de Santos assinou convênio com a SulAmérica, e a partir de 01/07/22 os beneficiários da operadora passaram a contar com toda a assistência do maior e mais completo hospital da Baixada Santista.

  • Nova praça de alimentação - A Praça de Alimentação da Lanchonete Santa Isabel, localizada na Santa Casa de Santos, ganhou um novo espaço em área coberta e climatizada, em agosto de 2022, oferecendo mais conforto para que as pessoas possam realizar lanches e refeições. O lugar foi construído com recursos da própria Lanchonete Santa Isabel em parceria com a instituição, que cedeu a área e reformou todo o entorno da nova estrutura.

  • Nova Abrescas - Funcionários da Santa Casa de Santos elegeram nova diretoria para a gestão da Abrescas em setembro de 2022. Com a proposta de mudanças para oferecer uma Nova Abrescas aos funcionários do hospital, a chapa única intitulada “Renovação” foi eleita com número de votos recorde e participação massiva dos colaboradores associados.

  • Baile de 479 anos da Santa Casa - Este ano a Santa Casa de Santos completou 479 anos, e a instituição realizou um baile em alto estilo no Clube de Regatas Vasco da Gama para celebrar o momento, em setembro de 2022.

  • Reforma do Ambulatório de Oncologia da Santa Casa - O Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Santos foi reformado em novembro de 2022, e as novas instalações oferecem atendimento acolhedor e humanizado, com espaços adequados às necessidades dos pacientes e familiares.

  • 2ª Copa Santa Casa de Futsal - A 2ª Copa Santa Casa de Futsal deu o que falar nos corredores da Santa Casa. Todos os jogos aconteceram no ginásio da Abrescas, e a final contou com disputas entre os times masculinos da Alvenaria x DTIC e os times femininos do Faturamento x Recepção. As equipes do DTIC e Faturamento venceram e conquistaram os títulos do campeonato. Os jogos da final lotaram o ginásio da Abrescas, confirmando o sucesso do evento esportivo em todos os sentidos. O campeonato aconteceu entre outubro e novembro de 2022.

  • Festa da Abrescas/Santa Casa de Santos - A tão esperada Festa da Abrescas aconteceu no dia 9/12/22, e certamente marcou não só o fim de ano, como a história da associação e a integração das duas instituições – Santa Casa / Abrescas. Mega evento surpreendeu convidados com show performático, decoração temática e open bar.

  • Nova ala infantil para o SUS - O atendimento infantil da Baixada Santista ganhou um equipamento importante no dia 16/12/22, com a entrega da nova unidade de internação da Pediatria do SUS da Santa Casa de Santos. A nova ala infantil está localizada no 3º andar, ala D, e possui 40 leitos de internação contratualizados pelo SUS para atendimento às crianças de zero a 12 anos. Estes leitos estão distribuídos em 14 quartos climatizados e com banheiros, oferecendo maior conforto também aos familiares e acompanhantes.

  • 1 ano de cirurgias robóticas - No dia 15 de janeiro de 2023, a Santa Casa de Santos completou um ano de cirurgias robóticas com o robô Da Vinci Xi, que possui a tecnologia mais moderna do mundo, realiza cirurgias de altíssima complexidade e é o único robô cirurgião da Baixada Santista que realiza procedimentos minimamente invasivos. Neste período, foram realizadas cirurgias robóticas de diversas especialidades como: urológica, tórax, cabeça e pescoço, ginecológica, entre outras. De 12 a 14 de maio de 2022, aconteceu o 1º Robotic Experience Santos, evento que contou com a participação de urologistas e cirurgiões gerais conceituados no mundo, com palestras e transmissão ao vivo da Alemanha e Itália e a realização de 10 cirurgias de alta complexidade ao vivo na Santa Casa.

  • Reforma corredor principal 1ºA - As melhorias nas instalações da Santa Casa de Santos são nítidas e para acompanhar tantas transformações, o 1º A - principal corredor de acesso do hospital, passou por uma reforma geral, recebendo iluminação e pisos novos. As mudanças podem ser notadas logo na entrada, onde pacientes, acompanhantes e visitantes se deparam com as novas instalações, que tornaram o ambiente muito mais claro e moderno. O corredor do 1º A é rota de acesso obrigatória para todas as alas localizadas na parte da frente do hospital, além de elevadores e serviços como Centro de Imagem, Sala de Alta, Caixa, Nefrologia e Pré Internação. Tanta agilidade para a entrega do espaço foi possível em virtude do planejamento elaborado pela equipe do Departamento de Manutenção Geral, formada por profissionais especializados do próprio hospital, que exercem papel de destaque em todas as obras realizadas pela instituição.

  • Energia Solar - No dia 15/2/23 a Santa Casa de Santos formalizou parceria com a CPFL Piratininga para a implantação de sistema para utilização de energia fotovoltaica, ou seja, uma usina de energia solar que vai abastecer a instituição.

  • Inauguração da ala de Oncologia Pediátrica SUS - A Santa Casa de Santos inaugurou as novas instalações para as internações da especialidade de Oncologia Pediátrica pelo Sistema Único de Saúde, no dia 3/3/23. A nova unidade está localizada no 3º andar, ala E, e a entrega do espaço foi feita pelo provedor Ariovaldo Feliciano, com a presença do deputado estadual Paulo Corrêa Junior, parlamentar responsável pela indicação da emenda que resultou nos recursos necessários para a reforma e modernização de algumas áreas dedicadas ao SUS. A nova ala de Oncologia Pediátrica conta com 16 leitos distribuídos em 5 quartos climatizados e com banheiros, propiciando maior comodidade aos familiares e responsáveis. Para o atendimento de qualidade da equipe assistencial e multiprofissional, a unidade também conta com sala de procedimentos e medicações, vestiários masculino e feminino, além de copa, rouparia, arsenal e posto de enfermagem.

  • Placas de Energia Solar chegam à Santa Casa de Santos - O sol ainda estava nascendo quando chegaram à Santa Casa de Santos 3 caminhões carregando 52 paletes com 1648 painéis de energia fotovoltaica de 540 Wp, 21 inversores de frequência e 760 perfis de alumínio, marcando o início de um grande projeto sustentável para consumo de energia eficiente e inteligente. Estas “placas solares” serão responsáveis pelo abastecimento da instituição, funcionando como uma usina de energia solar. Este benefício da Santa Casa de Santos é proveniente do Programa de Eficiência Energética da CPFL Piratininga e ANEEL. O hospital foi contemplado via Chamada Prioritária de Projetos 2022. A chegada destes painéis é a primeira etapa do plano de implantação acordado em 15/2/2023, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. Todo o processo de descarregamento foi acompanhando pelos representantes da CPFL Soluções, Energy 3 Energia Lucrativa, e equipe do DMG da Santa Casa de Santos.

  • Cerimonial de Cremação - No dia 7/7/2023, a Santa Casa de Santos realizou a solenidade para entrega do novo espaço para cerimônias de cremação, completando o projeto de apoio ao luto. O Cerimonial de Cremação foi construído especialmente para atender as pessoas que optam por este serviço e desejam prestar as últimas homenagens de forma solene, em um ambiente sofisticado e acolhedor, com total acessibilidade. Todo o Complexo de Apoio ao Luto possui 10 mil metros quadrados de área construída, e amplo estacionamento. Desta área, quase mil metros quadrados são dedicados ao novo Cerimonial de Cremação, que conta com anfiteatro de 98 lugares, espaço reservado para cadeirantes, saguão receptivo com lugar para 43 pessoas sentadas, 2 salas para velório com ambiente estruturado para o acolhimento de familiares, e sanitários acessíveis de alto padrão. Além disso, o local também possui uma sala de enfermaria para eventuais atendimentos e sala técnica para apoio ao cerimonial. A entrega desta obra amplia os serviços oferecidos pela Santa Casa de Santos, e proporciona aos familiares as melhores condições de escolher a forma que desejam eternizar o último adeus, transformando o momento de despedida em saudade.

Acesse Nossas Redes Sociais
Faça sua Doação!

Av. Dr. Claudio Luis da Costa, 50
(13) 32020600
provedoria@scsantos.com.br