Instruções de Coleta

Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário.
A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
Armazene toda a urina colhida em garrafas vazias de água mineral sem gás ou frascos fornecidos pelo Laboratório dependendo do exame solicitado. Não usar outra embalagem. 
Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas.
Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao início da coleta, ou seja, o horário que desprezou a 1° micção da véspera.
Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. 
Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório até 6 horas após ser retirado do refrigerador.

Obs: Para alguns exames, o frasco fornecido pelo Laboratório deverá conter um líquido cuja função é de conservar a urina, não deve portanto, ser desprezado.

Atenção: O líquido contido no frasco trata-se de um ácido e não deve entrar em contato com a pele ou  ser ingerido. Em caso de acidentes procure um médico imediatamente.

FO –032/03